Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estimativa é de aumento de produção e área de soja e redução de milho

O Rally da Safra 2015, principal expedição técnica de monitoramento de grãos no Brasil, vai a campo no Paraná para analisar o milho verão e a soja precoce a partir da próxima segunda-feira, dia 02 de fevereiro. Técnicos da Equipe 1 avaliarão lavouras nas regiões de Pato Branco, Ponta Grossa e Londrina. A partir do dia 4, a Equipe 3 sairá de Londrina e visitará produtores e lavouras nas regiões de Campo Mourão e Toledo, seguindo, na sequencia, para o Mato Grosso do Sul. A expectativa é encontrar lavouras de soja com boas produtividades. Em determinadas microrregiões mais ao Oeste do Paraná, a estiagem ocasionou perdas pontuais durante o desenvolvimento das lavouras.

No geral, o bom desempenho da produção de soja deve prevalecer e a expectativa é de uma produtividade maior que o ano passado. Segundo levantamento da Agroconsult, organizadora da expedição, a produção no Estado deverá ficar 11% maior em relação a safra anterior. A estimativa é passar de um volume de 14,8 milhões de toneladas para 16,4 milhões de toneladas. Já o milho verão, a estimativa é de redução de área (19%) e produção no Estado. Na safra passada, a produção foi de 5,4 milhões de toneladas e nesta deve fechar em 4,6 milhões de toneladas.

O evento neste trecho será em Campo Mourão (PR), no dia 05 de fevereiro, onde a expectativa é repetir a grande adesão dos produtores na edição do ano passado. Marcos Rubin, sócio-analista da Agroconsult, fará palestra sobre mercado de soja e milho para produtores. No evento serão também abordados temas como refúgio, manejo de doenças, armazenagem e mecanismos de proteção de preços. (veja local e horário abaixo).

Estimativa de safra

Técnicos do Rally da Safra 2015 iniciam a 12ª edição da expedição, com a expectativa de encontrar uma safra recorde, quando o Brasil deverá colher 93,9 milhões de toneladas de soja, aumento de 9% sobre a safra 2013/14. A área plantada aponta para um crescimento de 5% em relação à passada, alcançando 31,7 milhões de hectares, segundo projeção pré-Rally da Agroconsult, organizadora da expedição.

A estimativa para o milho de primeira safra (verão) é de 29,9 milhões de toneladas, queda de 6% em relação à safra 2013/14, em uma área de 6,2 milhões de hectares – redução de 7% sobre a anterior. No Centro-Sul, a previsão é de uma queda mais acentuada, de 12%, se comparada com a safra passada.

Tanto para a soja como para o milho, o cenário é de contrastes. As lavouras vêm se desenvolvendo bem nos três estados da Região Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins e estão sofrendo com a falta de chuvas em Goiás, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Maranhão.

Ao contrário do ano passado, quando houve queda na produção do milho segunda safra, a estimativa este ano é um desempenho maior tanto em área plantada como em produção. A expectativa é de uma área de 9,7 milhões de hectares, 2,5% maior que a safra 2013/14. Já a produção deverá ser de 50 milhões de toneladas, um aumento de 3,7% sobre a safra anterior.

Com relação à rentabilidade do produtor, o cenário não deverá registrar os recordes das últimas safras. Depois de anos de preços muito bons, a estimativa é de uma redução significativa da margem dos produtores, com algumas regiões se aproximando do break even. O ânimo dos produtores e a confiança em investimentos estão menores, o que impacta todo o mercado e a cadeia produtiva.

Roteiro

Na sequência, as Equipes 4, 5, 6 e 7 visitarão lavouras de soja entre os dias 23 de fevereiro e 18 de março, no Mato Grosso, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Nesta edição, outras duas equipes avaliarão o milho safrinha entre os dias 24 de maio e 13 de junho, passando por Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, complementando assim os dados levantados pela Equipe 1.

A largada do Rally da Safra 2015 será no dia 29 de janeiro em Chapecó/SC. Durante toda a expedição serão 12 eventos para produtores rurais, com palestra sobre mercado de soja e milho proferida por analista da Agroconsult. Serão apresentadas também palestras técnicas abordando temas como refúgio, manejo de doenças, armazenagem e mecanismos de proteção de preços.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2015 chega à 12ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil, Bayer, Fertilizantes Heringer, Monsanto, Vale, Volkswagen, Pacifil e Ipiranga Lubrificantes com apoio da FIESP, Fundação Agrisus, BM&FBOVESPA, Agrosatélite, Impar Consultoria no Agronegócio, Universidade Federal de Viçosa e Esalq-Log.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafra e www.facebook.com.br/RallydaSafra

Roteiro

DATA

MUNICÍPIO

UF

OBSERVAÇÃO

02/fev

Pato Branco

PR

Pernoite

03/fev

Ponta Grossa

PR

Pernoite

04/fev

Londrina

PR

Pernoite

05/fev

Campo Mourão

PR

Pernoite / EVENTO

06/fev

Toledo

PR

Pernoite

Ana Carolina Silveira/Asimp/Rally da Safra

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios