Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estimativa é de aumento de produção e área de soja e redução de milho

O Rally da Safra 2015, principal expedição técnica de monitoramento de grãos no Brasil, vai a campo no Paraná para analisar o milho verão e a soja precoce a partir da próxima segunda-feira, dia 02 de fevereiro. Técnicos da Equipe 1 avaliarão lavouras nas regiões de Pato Branco, Ponta Grossa e Londrina. A partir do dia 4, a Equipe 3 sairá de Londrina e visitará produtores e lavouras nas regiões de Campo Mourão e Toledo, seguindo, na sequencia, para o Mato Grosso do Sul. A expectativa é encontrar lavouras de soja com boas produtividades. Em determinadas microrregiões mais ao Oeste do Paraná, a estiagem ocasionou perdas pontuais durante o desenvolvimento das lavouras.

No geral, o bom desempenho da produção de soja deve prevalecer e a expectativa é de uma produtividade maior que o ano passado. Segundo levantamento da Agroconsult, organizadora da expedição, a produção no Estado deverá ficar 11% maior em relação a safra anterior. A estimativa é passar de um volume de 14,8 milhões de toneladas para 16,4 milhões de toneladas. Já o milho verão, a estimativa é de redução de área (19%) e produção no Estado. Na safra passada, a produção foi de 5,4 milhões de toneladas e nesta deve fechar em 4,6 milhões de toneladas.

O evento neste trecho será em Campo Mourão (PR), no dia 05 de fevereiro, onde a expectativa é repetir a grande adesão dos produtores na edição do ano passado. Marcos Rubin, sócio-analista da Agroconsult, fará palestra sobre mercado de soja e milho para produtores. No evento serão também abordados temas como refúgio, manejo de doenças, armazenagem e mecanismos de proteção de preços. (veja local e horário abaixo).

Estimativa de safra

Técnicos do Rally da Safra 2015 iniciam a 12ª edição da expedição, com a expectativa de encontrar uma safra recorde, quando o Brasil deverá colher 93,9 milhões de toneladas de soja, aumento de 9% sobre a safra 2013/14. A área plantada aponta para um crescimento de 5% em relação à passada, alcançando 31,7 milhões de hectares, segundo projeção pré-Rally da Agroconsult, organizadora da expedição.

A estimativa para o milho de primeira safra (verão) é de 29,9 milhões de toneladas, queda de 6% em relação à safra 2013/14, em uma área de 6,2 milhões de hectares – redução de 7% sobre a anterior. No Centro-Sul, a previsão é de uma queda mais acentuada, de 12%, se comparada com a safra passada.

Tanto para a soja como para o milho, o cenário é de contrastes. As lavouras vêm se desenvolvendo bem nos três estados da Região Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins e estão sofrendo com a falta de chuvas em Goiás, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Maranhão.

Ao contrário do ano passado, quando houve queda na produção do milho segunda safra, a estimativa este ano é um desempenho maior tanto em área plantada como em produção. A expectativa é de uma área de 9,7 milhões de hectares, 2,5% maior que a safra 2013/14. Já a produção deverá ser de 50 milhões de toneladas, um aumento de 3,7% sobre a safra anterior.

Com relação à rentabilidade do produtor, o cenário não deverá registrar os recordes das últimas safras. Depois de anos de preços muito bons, a estimativa é de uma redução significativa da margem dos produtores, com algumas regiões se aproximando do break even. O ânimo dos produtores e a confiança em investimentos estão menores, o que impacta todo o mercado e a cadeia produtiva.

Roteiro

Na sequência, as Equipes 4, 5, 6 e 7 visitarão lavouras de soja entre os dias 23 de fevereiro e 18 de março, no Mato Grosso, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Nesta edição, outras duas equipes avaliarão o milho safrinha entre os dias 24 de maio e 13 de junho, passando por Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, complementando assim os dados levantados pela Equipe 1.

A largada do Rally da Safra 2015 será no dia 29 de janeiro em Chapecó/SC. Durante toda a expedição serão 12 eventos para produtores rurais, com palestra sobre mercado de soja e milho proferida por analista da Agroconsult. Serão apresentadas também palestras técnicas abordando temas como refúgio, manejo de doenças, armazenagem e mecanismos de proteção de preços.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2015 chega à 12ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil, Bayer, Fertilizantes Heringer, Monsanto, Vale, Volkswagen, Pacifil e Ipiranga Lubrificantes com apoio da FIESP, Fundação Agrisus, BM&FBOVESPA, Agrosatélite, Impar Consultoria no Agronegócio, Universidade Federal de Viçosa e Esalq-Log.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafra e www.facebook.com.br/RallydaSafra

Roteiro

DATA

MUNICÍPIO

UF

OBSERVAÇÃO

02/fev

Pato Branco

PR

Pernoite

03/fev

Ponta Grossa

PR

Pernoite

04/fev

Londrina

PR

Pernoite

05/fev

Campo Mourão

PR

Pernoite / EVENTO

06/fev

Toledo

PR

Pernoite

Ana Carolina Silveira/Asimp/Rally da Safra

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.