Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Instituto Emater e a Embrapa Soja obtiveram bons resultados no manejo de pragas e doenças nas últimas safras de soja no Paraná. A redução no uso de agroquímicos chegou a 50% em determinados casos. A perspectiva é melhorar ainda mais os números com o uso de uma nova plataforma web.

Para desenvolver a plataforma web, foi assinado um protocolo de intenção entre Emater, Embrapa Soja, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campi Cornélio Procópio e Dois Vizinhos, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A previsão é de que a plataforma esteja em pleno funcionamento na próxima safra 2019/2020.

De acordo com o gestor estadual do Projeto Grãos da Emater, Edivan Possamai, o Instituto e a Embrapa Soja estão há seis anos trabalhando em conjunto na área de manejo de pragas e doenças. “Temos as unidades de referência que adotam o manejo integrado de pragas. Nelas, o extensionista da Emater segue um protocolo técnico, estabelecido entre pesquisa e extensão, para que o resultado seja positivo”, esclarece Possamai.

Segundo ele, nas últimas safras reduziu-se pela metade a aplicação de inseticida nas áreas onde foi realizado o manejo integrado de pragas. “É um resultado bastante expressivo. O agricultor teve uma redução no custo de produção sem perder produtividade, o que aumentou a rentabilidade da lavoura”, salienta o gestor. No manejo integrado de doenças o resultado também foi bom. Nas últimas três safras a redução no uso de fungicidas foi de 35%.

Plataforma WEB

Para melhorar ainda mais esses números, será desenvolvida uma plataforma web para coleta e análise dos dados do manejo integrado de pragas e doenças na cultura da soja. “Com essa plataforma, o extensionista poderá fazer o lançamento dos dados no sistema para termos informações das pragas e doenças em todo o estado. Isso vai compor um banco de dados para sabermos exatamente a quantidade e o momento certo de realizar as aplicações dos agroquímicos”, explica Possamai.

O protocolo para desenvolvimento da plataforma web foi assinado durante o Treinamento Emater 2019 - Atualizações com foco na cultura da soja, finalizado quarta-feira, em Londrina. Durante o evento foram apresentados os números do manejo integrado de pragas e doenças e realizadas palestras de atualização, como eficiência dos fungicidas no controle da ferrugem.

Presenças

Participaram do Treinamento o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, o presidente da Emater e do Iapar, Natalino de Souza, o diretor técnico da Secretaria da  Agricultura e Abastecimento do Paraná,  Rubens Niederheitman, o  chefe-geral da Embrapa Soja, José Renato Farias e o supervisor regional do Senar Paraná Umberto Valentini Neto, além de pesquisadores da Embrapa Soja e extensionistas.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.