Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa anunciou nesta segunda-feira, 30 de março, Dia Mundial da Juventude, a criação da Rede Jovem, um sistema inédito no país, que integra informações de diversas áreas para subsidiar políticas públicas e melhorar e qualificar o atendimento a este segmento. 

Richa anunciou, também, a criação de um grupo de trabalho para estudar e formular propostas específicas para os jovens da área rural. Os projetos foram propostos pela Assessoria Especial da Juventude do governo estadual e anunciadas durante reunião com o assessor especial, Edson Lau. 

“São medidas importantes para integrar e conhecer o perfil dos jovens paranaenses. Com esse banco de dados teremos condições de criar políticas públicas mais efetivas para nossa juventude”, afirmou o governador. Richa destacou que os projetos atendem compromissos assumidos durante a campanha. “Tenho o compromisso em valorizar e garantir mais oportunidades aos nossos jovens”, disse. O Paraná concentra 2,7 milhões de jovens, com idade compreendida entre 15 a 29 anos, segundo o IBGE. 

INFORMAÇÕES INTEGRADAS - A Rede Jovem é um sistema pioneiro no país, que contempla o cadastro de jovens, equipamentos e serviços de setores público e privado, entidades governamentais e não governamentais, que envolvem de ações, projetos e programas voltados a este segmento. 

Desenvolvido em conjunto com a Celepar, sistema integrará informações de vários sistemas do governo do estado, além de dados de municípios e da sociedade civil, usando, também, a técnica de geoprocessamento. 

O primeiro convênio para coleta de dados será assinado com a prefeitura de Sarandi, na região Noroeste. O Assessor Especial da Juventude, Edson Lau, explica que o Paraná é o primeiro estado brasileiro a criar um sistema de juventude. 

“Esse é um projeto pioneiro no Brasil que trará ao Paraná maior efetividade nas ações. Teremos um retrato fiel da situação econômica e social dos jovens do Estado”, afirmou. “Temos o desafio da emancipação da juventude, que só ocorrerá se houver uma gestão eficiente, que passa pela organização e o fluxo de informações”. 

SUCESSÃO RURAL - O governador Beto Richa anunciou ainda a criação de um Grupo de Trabalho que irá promover estudos sobre jovens do meio rural e elaborar propostas de ações e políticas públicas de apoio para fortalecer a sucessão rural e evitar o agravamento da evasão rural. 

O grupo é uma parceria entre a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e a Assessoria Especial de Juventude. “Temos uma preocupação especial com os jovens do meio rural. É importante ter um perfil completo desse público para conseguir desenvolver ações que garantam acesso a emprego, cultura, esporte e cidadania”, afirmou o governador. 

DIA MUNDIAL DA JUVENTUDE - O dia de comemoração à Juventude foi instituído em 1999, quando a ONU aprovou em sua Assembleia Geral uma resolução, por recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, a celebração do Dia Internacional da Juventude no dia 30 de março. 

Agência de Notícias PR
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.