Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pesquisadores, técnicos, agrônomos e produtores irão discutir o panorama do trigo em 2015 e manejo de doenças e pragas

Na próxima semana, Passo Fundo será sede de dois dos principais eventos da pesquisa do trigo do Brasil. No dia 7 de julho acontece o 10° Seminário Técnico de Trigo e entre 8 e 9 de julho, a 9ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (RCBPTT). Discussões sobre o crescimento e desenvolvimento dos sistemas de produção de trigo e triticale, objetivo principal do RCBPTT, serão enriquecidas e aprofundadas com os debates programados pelo Seminário, que antecede a Reunião. A expectativa é reunir cerca de 300 pesquisadores, produtores rurais, representantes da indústria e empresas de agroquímicos. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site ou presencialmente no local.

O 10° Seminário Técnico de Trigo contará com palestras sobre doenças que desafiam produtores de trigo, a Giberela e a Brusone. O pesquisador da FAPA (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), Heraldo Rosa Feksa, apresentará um sistema de monitoramento da Giberela implantado há 12 anos, que monitora, através de um radar, 17 municípios produtores de trigo localizados na região de Guarapuava (PR).  Segundo Feksa, os produtores associados realizam o manejo a partir das probabilidades de doenças recebidas por mensagens de celular e pelo portal da FAPA. “Com isso é possível adequar o manejo para diminuir o foco da giberela e garantir um trigo de boa qualidade e dentro dos padrões permitidos da legislação”, explica. Também palestram sobre o tema da Giberela os pesquisadores Carlos Augusto Mallmann, responsável pelo Laboratório de Análises Micotoxicológicas (LAMIC) da Universidade Federal de Santa Maria; Walter Boller, da Universidade de Passo Fundo e Igor Pirez Valério, melhorista da Biotrigo Genética. O Diretor Técnico da Biotrigo Genética, Ottoni Rosa Filho, e o fitopatologista e pesquisador da Embrapa Trigo de Passo Fundo, José Maurício Fernandes abordarão aspectos diversos do controle da controle da Brusone de trigo.

Após o Seminário e entre os dias 8 a 9 de julho, a Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale promove 9ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, também no Maitá Palace Hotel em Passo Fundo. No evento, pesquisadores de todo o país se reúnem em subcomissões técnicas  para discutir os resultados e analisar as pesquisas desenvolvidas em cada área. A partir destes estudos será elaborado o livro com as Informações Técnicas para Trigo e Triticale – Safra 2016.

As inscrições para os dois eventos estão abertas e podem ser realizadas através de formulário on-line, disponível no site oficial dos eventos www.reuniaodetrigo2015.com.br.

Daniela Wiethölter Lopes/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.