Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

AEN

O Governo do Estado, por meio das Patrulhas do Campo, já melhorou e adequou 1.200 quilômetros de estradas rurais paranaenses. Em nove meses, as patrulhas atuaram em 66 estradas, beneficiando mais de 16 mil propriedades rurais e cerca de 80 mil pessoas. Ontem (25), o governador Beto Richa esteve na comunidade São Braz, em Vitorino, na região Sudoeste, e comemorou os resultados, junto com o prefeito Juarez Votri e os agricultores.

"O número demonstra o sucesso absoluto deste programa, que responde ao apelo feito por agricultores e prefeitos logo que assumi o governo”, afirmou Beto Richa. “Era preciso recuperar as estradas rurais e as prefeituras não tinham condições e nem verba para fazer esse trabalho. Então resolvemos lançar este programa, que é um sucesso por onde passa", disse ele. “A Patrulha do Campo recupera as vias, dando qualidade de tráfego para o escoamento da produção, mais segurança ao transporte escolar, à ligação entre o campo e a cidade.”

O governador e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), Tino Staniszewski, descerraram placa “Marco Mil”, para marcar os 1.200 quilômetros de estradas trabalhadas. "É um resultado importante, quem fica ainda mais feliz são os agricultores que agora têm estradas de qualidade para escoar sua produção", disse Tino.

Cada Patrulha do Campo é composta por escavadeira, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio, carreta para as máquinas e cinco caminhões basculantes. O conjunto é disponibilizado pelo governo aos municípios organizados em consórcios, que organizam o trabalho, em forma de rodízio.

O governo disponibilizou 30 Patrulhas do Campo, com um total de 370 máquinas, para atender 26 consórcios, abrangendo 202 municípios. Operam as máquinas funcionários das prefeituras, que são capacitados por equipes da Codapar, responsável pelo programa. "Essa é a estrada do futuro. Dá as condições necessárias para que o produtor possa levar insumos e trazer sua produção, mesmo em dias de chuva", ressaltou o prefeito de Vitorino, Juarez Votri. "É uma estrada de qualidade que vai durar por muitos anos. Um trabalho que as prefeituras têm dificuldade de fazer", afirmou ele.

Para o coordenador do programa, Jair Vendrúsculo, o programa é revolucionário. “Não se trata de simplesmente recuperar uma estrada, mas dar qualidade a ela. Isto significa economia para os municípios, que geralmente tinham de recuperar essas vias quase todos os anos", disse Vendrúscolo. "Além disso, capacitamos esses funcionários para que, futuramente, cada município possa ter a sua patrulha", completou. Até agora foram capacitados 635 técnicos e operadores.

Consórcio
 
Vitorino faz parte do Consórcio Portal do Pinhão, que reúne ainda Palmas, Bom Sucesso do Sul, Clevelândia, Pato Branco e Mariópolis. Na cidade foram adequados cerca de 20 quilômetros de estradas rurais. "A estrada é a coisa mais importante para o agricultor. Com uma estrada boa como esta, a gente pode se deslocar até em dias de chuva", destacou Zeferino Sentin, 58 anos, produtor de leite na Vila São Bráz.

Vitorino foi a terceira cidade do consórcio a receber a patrulha, depois de Bom Sucesso do Sul e Pato Branco. Nesta semana, o conjunto de máquinas segue para Mariópolis. "Ela fica uns dois meses em cada município para readequar cerca de 20 quilômetros de estradas em cada um. Depois que completar todos, o ciclo vai recomeçar", explicou o prefeito de Mariópolis, Mário Paulek.

"Ver a qualidade do serviço dessas patrulhas e a alegria dos agricultores nos incentiva a continuar e ampliar este programa", afirmou o governador Beto Richa, ao informar que o governo deve disponibilizar mais 30 conjunto de equipamentos.

Vitorino
 
O governador Beto Richa também participou de evento com a comunidade de Vitorino, no Clube da Terceira Idade, onde informou sobre as ações do governo estadual na cidade e anunciou novos investimentos. Aproximadamente 400 pessoas participaram do encontro.

No município, o governo já construiu uma unidade de saúde e repassa recursos para fortalecer as ações municipais de vigilância em saúde e também para qualificar profissionais que atuam no atendimento farmacêutico.

A Copel já fez melhorias na rede de energia e, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o município realizou recape asfáltico em vias urbanas. "O governador Beto Richa já foi prefeito, por isso entende a importância de investir nas cidades. São melhorias em diversas áreas, que auxilia a prefeitura a dar mais qualidade de vida à população", disse o prefeito Juarez Votri.

Os projetos na área da habitação beneficiam 209 famílias. Estão em andamento obras de pavimentação poliédrica na comunidade de Santo Antônio; as obras de conservação e recuperação de rodovias e faixa de domínio, e recuperação de pavimentos em estradas estaduais. Os investimentos somam R$ 6,1 milhões. Também está sendo implantado um sistema de abastecimento de água na comunidade São Donato.

No encontro com o governador, um dos destaques foram os R$ 330 mil que Vitorino recebe pelo Plano de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (PAM). O recurso é a fundo perdido e será aplicado em projeto escolhido pela população.

Participaram da solenidade os deputados estaduais Ademar Traiano, Nereu Moura e Rose Litro; o sub-chefe da Casa Civil, Guto Silva; e prefeitos da região.
 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios