Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As lavouras de milho foram altamente atingidas por, praticamente, todas as intempéries climáticas este ano: seca no período da floração; as geadas próximas à colheita; sem contar atraso no plantio devido à retirada tardia da soja, perdendo, consequentemente, a melhor janela para início da lavoura. Resultado: previsão de quebra de até cerca de 50% da colheita no Paraná.

O cenário não impacta, negativamente, apenas os produtores, mas também a cadeia produtiva da carne e chega ao consumidor. O milho é importante ingrediente da alimentação animal. Na suinocultura, 90% dos custos que envolvem a criação dos animais são representados pela alimentação, sendo que 70% deste total é a composição do farelo mais o milho, explica Alexandra da Silva Lukianou, gerente de suprimentos da Divisão Solutions do grupo RPF. Segundo ela, o preço do milho dobrou no mês de julho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. E o mercado acredita que o preço irá subir ainda mais, diz ela.

A realidade para o milho é preocupante não só nos estados produtores brasileiros, todos atingidos de alguma forma pelas condições climáticas. Também o Paraguai, de onde o Brasil poderia importar o grão, registra perdas em suas lavouras. Estados Unidos e Argentina são grandes produtores, mas além de terem alto consumo interno, o preço do dólar encarece a importação.

Alexandra informa que os frigoríficos estão buscando alternativas para evitar o repasse dos custos ao consumidor, como por exemplo, apostar no varejo com produtos com valor agregado e não só com a carne in natura. “A indústria está absorvendo o aumento nos custos o quanto pode, tentando ganhar em outras frentes. Mas pode chegar uma hora que sejam necessários reajustes”, comenta ela.

A dependência da ração animal pelo milho, explica, se dá devido ao alto teor energético do produto, necessário para a saúde e desenvolvimento do animal. Ela considera que outro produto para substituir o milho com eficácia semelhante seria o sorgo, trigo e farinha de trigo, mas a produção brasileira é baixa e os preços também estão a altos.

 “A situação atual em que nos encontramos mostra a necessidade de se discutir a evolução de nossas lavouras irrigadas de forma racional e sustentável. Não podemos ficar reféns das intempéries climáticas. Precisamos pensar seriamente na questão da segurança alimentar”, analisa.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.