Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A safra de soja 2014/15 do Brasil está em fase inicial de plantio e já apresenta um potencial para atingir um recorde. Diversas consultorias apontam uma safra de soja entre 90 milhões e 96 milhões de toneladas. A cultura desta oleaginosa requer alguns cuidados na hora do plantio, tais como, a qualidade da semente, a regulagem de maquinários e a velocidade de semeio que influenciam diretamente na maior produtividade da lavoura.

Porém, o expressivo aumento desta produção também traz outros alertas. Em mais um Momento Phytus publicado no Clube Phytus, o pesquisador PhD Ricardo Balardin chama atenção ainda para a expectativa de aumento de inóculo da ferrugem, já confirmado por algumas evidências observadas em agosto e, mais recentemente, com a ocorrência de algumas infecções constatadas nas lavouras do estado do Paraná. Balardin destaca ainda que além disso é preciso considerar o clima muito seco e quente, que primeiramente afeta o inóculo e, em segundo, está provocando o atraso da implantação da soja. Este atraso, por sua vez, está empurrando uma condição de área concentrada, em uma situação mais ampla, de novembro em diante, e isso projeta janeiro e fevereiro como meses de muita cautela. “Enfrentaremos um ano muito complicado, ao qual teremos a janela de secadura pouco menor e ainda teremos impactos mais acentuados. A recomendação é: faça os manejos mais cedo, muito mais em função da questão operacional do que dos problemas relacionados à doença, propriamente dita”, aconselha.

Para assistir ao vídeo, basta acessá-lo gratuitamente no link http://goo.gl/gb1fyb disponível no Clube Phytus.

Acesse as redes sociais do Instituto Phytus e saiba das novidades em pesquisa, ensino e comunicação para o agronegócio: pelo twitter @iphytus e também pela fanpage facebook.com/iphytus.  Além desses canais, o Instituto também está conectado com seus públicos através do Google+ http://goo.gl/459GJ6 e do Linkedin http://goo.gl/VOoPnf.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.