Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ferramenta permitirá acompanhar trânsito animal e vegetal, rastreabilidade e fiscalização

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu na sexta-feira (28) a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), sistema público informatizado que acompanhará a gestão de trânsito animal e vegetal, a rastreabilidade animal e a inspeção e a fiscalização de produtos de origem animal. “A partir de agora, os estados e o Distrito Federal poderão fornecer regularmente ao Mapa dados para um banco único de informações”, diz o coordenador de Articulação Institucional da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, Diego Costa.

O desenvolvimento da Plataforma de Gestão Agropecuária é resultado de parceria do Mapa com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Ela vai gerir e disponibilizar informações sobre os diferentes setores do agronegócio brasileiro, como a defesa agropecuária. A plataforma também poderá ser usada por unidades da Federação que ainda não disponham de sistema informatizados. A portaria que instituiu o sistema, assinada pela ministra Kátia Abreu, foi publicada no Diário Oficial da União no dia 30/08.

A ferramenta vai disponibilizar relatórios e informações sobre o setor agropecuária, como a quantidade de animais por unidade da Federação (estados e municípios). “Além disso, a Plataforma de Gestão Agropecuária permitirá controlar o uso de códigos de identificação única das diferentes espécies de animais, além de possibilitar a rastreabilidade individual de bovinos”, destaca Costa.  Os produtores vão poder pesquisar na plataforma dados sobre a área de suas propriedades, o saldo de animais, as guias de trânsito de entrada e saída e as vacinações que foram aplicadas nos animais.

Embora tenha sido instituída na sexta-feira, a plataforma já conta com 4 milhões de estabelecimentos rurais cadastrados. Isso porque ela vinha sendo alimentada, desde 2009, com dados do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), fornecidos pela União, estados e municípios. Os produtores rurais também inserem dados no sistema.

A plataforma foi instituída pela Instrução Normativa nº 23. Confira aqui a publicação no Diário Oficial da União.

Cláudia Lafetá/Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.