Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O relatório semanal da Secretaria de Agricultura do Paraná sobre o plantio de trigo no estado, citado pelo boletim diário Trigo & Farinhas, registrou que 30% das lavouras já se encontravam semeadas até o dia 04 de maio último, das quais 99% em condições excelentes e apenas 1% em condição média. Isto significa que, dos 1.356,32 mil hectares previstos inicialmente, cerca de 406,89 mil hectares já foram plantados.

Do total plantado, 57% encontram-se em fase de germinação e 43% em desenvolvimento vegetativo.

Segundo Luiz Carlos Pacheco, analista sênior da Consultoria Trigo&Farinhas, o clima continua favorável em todo o estado. Na região de Cornélio Procópio, no extremo norte do estado, neste inicio da semana houve ocorrência de chuvas em todos os municípios da região, variando de 30 a 98 mm, beneficiando principalmente as lavouras que foram plantadas nos últimos dias.  Estima-se que 75% das lavouras de trigo já foram plantadas e, com essa umidade, os agricultores vão continuar o plantio.

Na região de Campo Mourão, no centro-norte do estado, o dia iniciou com nuvens e temperatura em elevação, com possibilidades de chuvas no decorrer do período. Houve precipitações neste final de semana, abrangendo toda região, beneficiando as lavouras de milho safrinha e soja. Os plantios de aveia e trigo foram intensificados.

Na região de Cascavel, no oeste do estado, a semana inicia com queda de temperatura e chuva em toda região. Na manhã de segunda-feira os termômetros registraram aprox. 13ºC, com céu parcialmente nublado. No decorrer do dia as nuvens se dissiparam. Nesta terça o dia amanheceu com céu aberto e ligeira elevação de temperatura.  A precipitação, de em média 70 mm, facilita o plantio e o desenvolvimento inicial especialmente do trigo.

Na região de Francisco Beltrão, sudoeste do estado, no final de semana houve chuvas em toda região, com volume médio de 50 mm. A partir de segunda-feira a chuva cessou e a temperatura caiu. Nesta terça amanheceu com céu sem nuvens e temperatura baixa, registrando mínima de 5,6ºC na madrugada, por enquanto o dia mais frio do ano. O plantio do trigo se intensifica, com o início do zoneamento agrícola para a região.

Asimp//Trigo & Farinhas

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.