Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mas o comportamento nem sempre é sentido imediatamente pelo consumidor

Os preços das principais frutas e hortaliças comercializadas no país no atacado apresentam tendência de queda, apesar desse cenário nem sempre refletir imediatamente no bolso do consumidor. É o que aponta o 4º Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento (Ceasas).  De acordo com o documento, divulgado ontem (20) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de maneira geral há um arrefecimento nos preços dos produtos analisados.

Apesar da tendência de queda, alguns produtos apresentaram alta como a cebola. O aumento que ainda pode ser percebido pelos consumidores é reflexo de uma maior oferta de cebola importada que impulsiona a alta nos preços. O cenário no entanto deve se reverter, uma vez que a maior produção brasileira do produto acontece entre julho e agosto, aumentando a oferta da hortaliça.

Além da cebola, a batata também tem apresentado aumentos. Esta elevação se deve a uma recuperação dos preços comercializados pelo produto. Apesar da alta, os valores praticados no mercado estão abaixo do que registrados no ano passado. Já as demais hortaliças, apresentaram queda. A oferta de cenoura, alface e tomate está alta o que influencia na diminuição dos valores.

Frutas - As furtas como laranja e banana também apresentam boa oferta o que leva os preços para baixo. A maçã apresenta estabilidade com ligeira alta em algumas regiões. Já o mamão e melancia apresentaram alta. Questões climáticas influenciaram a produção e qualidade do produto. No caso da melancia a maior quantidade de chuvas nas regiões produtoras foi o fator de maior relevância. Já o mamão foi influenciado pela queda nas temperaturas.

O boletim atualiza os preços médios das principais frutas e hortaliças comercializadas nas Ceasas, além de explicar o comportamento do mercado, as origens dos produtos, sua localização conforme as bacias hidrográficas e séries históricas para as culturas produtivas. O levantamento é feito nos mercados atacadistas, por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), executado pela Conab, e considera a maioria dos entrepostos localizados nas regiões do país, com destaque  para frutas e hortaliças nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná.

Asimp/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.