Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Após registrarem alta no mês de julho, os preços das principais hortaliças comercializadas no país no atacado apresentam tendência de queda. É o que aponta o 6º Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Centrais de Abastecimento (Ceasas), divulgado na quinta-feira (24) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A estabilidade da oferta e a qualidade da alface ofertada impulsionam a diminuição dos preços comercializados no mercado atacadista. Os entrepostos de Belo Horizonte, Goiânia e Rio de Janeiro, no entanto, registraram comportamento diferente dos demais no mês de agosto. Nesses locais a hortaliça registrou alta nos valores devido a problemas pontuais de abastecimento.

Outra hortaliça que oferece boa oferta e qualidade é a cenoura. O produto apresenta queda em todos os entrepostos pesquisados, impulsionada pela produção de inverno principalmente de Minas Gerais. O comportamento de queda também pode ser verificado para a cebola, embora os preços continuem mais altos do que no mesmo período em 2014. Isso se deve a uma menor oferta da safra nacional uma vez que, com os baixos preços registrados no ano passado, os produtores se sentiram desestimulados e reduziram a área plantada.

A batata e o tomate também registrara, queda nos preços de agosto. Enquanto a batata apresenta tendência de alta para setembro, o tomate mostra quadro indefinido. A crise hídrica tem afetado os custos de produção e a área de plantio, o que pode pressionar os preços.

Frutas - Assim como as hortaliças , as frutas também apresentam, em sua maioria, queda nos preços. Diferenciam desta tendência banana e melancia.

A banana não registrou comportamento uniforme, com baixas registradas nos entrepostos de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitório e alta em São Paulo, Goiânia, Brasília e Curitiba. Para setembro, a variedade nanica deverá apresentar boa oferta, no entanto a prata tende a ter problema de qualidade do produto, uma vez que a produção foi afetada pelas condições climáticas.

Já a melancia, mesmo com a alta apresentada, registra valores comercializados menores do que em 2014. A fruta tende a registrar arrefecimento nos preços nos próximos meses, a partir da intensificação da colheita. Maçã, laranja e mamão tiveram comportamento de queda. Destaque para laranja que nos próximos meses deve apresentar aumento na oferta, mas os preços devem ser pressionados pela maior procurar do setor industrial.

O levantamento de preços nos mercados atacadistas é feito por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), executado pela Conab, e considera a maioria dos entrepostos localizados nos estados de Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná.

A íntegra do boletim pode ser acessada no site da Conab ou em www.ceasa.gov.br.

Asimp/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.