Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ficafé 2015 terá programação especial com palestras voltadas para essa técnica; evento será de 14 a 16 de outubro, em Jacarezinho, e reúne produtores, compradores e especialistas

A modernização da cafeicultura nacional, por meio da produção de cafés de qualidade, chegou ao Norte Pioneiro do Paraná - um dos pioneiros na longa história da cafeicultura brasileira na produção de cafés certificados, diferenciados e de qualidade.

A cultura de cafés especiais foi introduzida na região por cafeicultores que fazem parte do Projeto de Cafés Especiais, lançado pelo Sebrae/PR, em 2006, com apoio de produtores locais,  interessados em mudar o conceito da produção. O objetivo da inciativa é investir na cultura de cafés de qualidade e certificados para melhorar a lucratividade nas lavouras e, consequentemente, a qualidade de vida das famílias que se dedicam à cafeicultura.

O Programa de Cafés Especiais deu origem, em 2014, ao Programa 100% Qualidade, que promove a capacitação dos agricultores voltada para certificação, gestão da propriedade, aproveitamento de resíduos e técnica de manejo de café cereja descascado. Segundo Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR, os produtores do Norte Pioneiro estão entusiasmados com as boas expectativas de venda do cereja descascado.

“No Programa 100% Qualidade, trabalhamos novas técnicas de manejo, consultorias especializadas e boas práticas nas lavouras. Nossa intenção é aumentar cada vez mais o padrão de qualidade dos cafés, fortalecer a e melhorar a renda do homem do campo”, conta Odemir Capello.

Na opinião de Jair Barsotti, do núcleo de produtores em Japira, os resultados dos investimentos na produção do cereja descascado já começaram a surgir. “Temos assistência técnica a cada 15 dias e estamos sempre atualizados, e isso é muito bom”, avalia.

Estímulo

E para incentivar ainda mais os produtores do Norte Pioneiro, o café cereja descascado será o tema principal das palestras técnicas que acontecem durante a VIII Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – Ficafé 2015. O evento será de 14 a 16 de outubro, em Jacarezinho.

Paralelamente à Feira, acontece também o IV Simpósio de Difusão Tecnológica do Norte Pioneiro Paraná, que terá o café cereja descascado como foco principal. “Um dos temas do Simpósio será o aproveitamento de água residual e biogás, para melhorar a gestão das pequenas propriedades rurais”, antecipa Odemir Capello.

A Ficafé 2015 é uma realização do Sebrae/PR, ACENPP, Cooperativa de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP), com apoio do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Sicoob, Sicredi, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEANP), UTZ Certified, Unimed, Banco do Brasil, ONG Terceira Via e Instituto Federal Sul de Minas.

Para conferir a programação completa, acesse www.ficafe.com.br.

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.