Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cafeicultores premiados no Cup of Excellence – Pulped Naturals 2015 são classificados automaticamente para participar de pregão eletrônico via internet com compradores do mundo todo, em dezembro

A etapa internacional do Cup of Excellence – Pulped Naturals 2015, realizada no último sábado, dia 17 de outubro, teve 22 vencedores, entre eles três produtores da Indicação de Procedência do Norte Pioneiro do Paraná. São eles: Eder Inocêncio Gonçalves e Carlos Alberto Diniz, de Tomazina; e Flavia Garcia Mureb Jacob Saldanha Rodrigues, de Jacarezinho. A conquista carimba o ‘passaporte’ dos cafeicultores para participação de um leilão especial no dia 1º de dezembro, que irá reunir os principais compradores de café especial do mundo. O pregão será realizado via internet e, historicamente, registra preços pagos aos produtores muito superiores aos praticados no mercado convencional.

Os produtores do Norte Pioneiro do Paraná vencedores do Cup of Excellence fazem parte do Projeto de Cafés Especiais do Norte Pioneiro Paraná, criado pelo Sebrae/PR, em 2006, com o apoio dos produtores do Norte Pioneiro, interessados em mudar o conceito da produção e focar no cultivo de cafés diferenciados, de qualidade e certificados para abrir novos mercados. Para Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto de Cafés Especiais, o desempenho dos cafeicultores do Norte Pioneiro do Paraná no Cup of Excellence, demonstra que o Projeto está no caminho certo.

“O Norte Pioneiro do Paraná tem mais 10% das amostras campeãs e direcionadas para o leilão. Esse é o melhor resultado que alcançamos desde 2012, quando começamos a participar do concurso. Estar entre as melhores regiões produtoras de cafés diferenciados do Brasil é um motivo de orgulho e mostra que o Projeto está dando certo e que o objetivo de tornar a região do o Norte Pioneiro em uma referência na produção de cafés especiais está sendo cumprido”, comemora Capello.

Ele salienta ainda que o associativismo, que é o pilar do Projeto dos Cafés Especiais, é o responsável pelos frutos colhidos pelos produtores do Norte Pioneiro. O associativismo mudou a realidade dos cafeicultores do Norte Pioneiro do Paraná. Todos os produtores trabalham em conjunto rumo a um objetivo comum: investir na cultura de cafés de qualidade, diferenciados e certificados para melhorar a lucratividade nas lavouras e, consequentemente, a qualidade de vida no campo.

“A associação dos produtores torna a produção sustentável, permite a redução de custos, a conquista de parcerias importantes, a busca por tecnologia de ponta e a capacitação conjunta, essencial para melhorar a qualidade da produção”, diz Odemir Capello.

Campeão

O café produzido por Antonio Rigno de Oliveira na Chácara São Judas Tadeu, em Piatã, na Chapada Diamantina, no Planalto da Bahia, sagrou-se o campeão do concurso. Com 91,22 pontos na escala de 0 (zero) a 100 do concurso, o lote superou as outras 44 amostras finalistas – de um total de 364 inscritas – e obteve a chancela de café presidencial por obter nota superior a 90 pontos.

Os demais cafés premiados representam outras seis origens produtoras de cafés especiais do País: Indicação de Procedência da Mantiqueira de Minas; Chapada Diamantina, no Planalto da Bahia; Montanhas do Espírito Santo; Sul de Minas Gerais; Matas de Minas Gerais; e Média Mogiana, em São Paulo.

Concurso

O Cup of Excellence – Pulped Naturals 2015 é o principal concurso de qualidade para café cereja descascado e/ou despolpado do Brasil. É promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e com patrocínio do Sebrae. O resultado completo pode ser acessado no site da BSCA (http://bsca.com.br/cup-of-excellence.php?id=27).

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.