Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estão orientando os agricultores paranaenses que vivem nas regiões Noroeste, Norte Central, Norte Pioneiro e Oeste do Estado sobre o início da segunda fase do Inventário Florestal. O inventário é um levantamento detalhado sobre a quantidade e qualidade das florestas e que está sendo realizado no Paraná em três fases.

A partir de terça-feira (13), técnicos contratados pelo Serviço Florestal Brasileiro vão a campo para visitar áreas públicas e privadas. Eles farão a coleta de dados e amostras necessárias e estarão devidamente uniformizados e identificados para a realização dessa função. Nesta etapa do trabalho serão analisados 237 pontos.

Apoio no campo

A Secretaria do Meio Ambiente e o IAP pedem o apoio dos produtores rurais das regiões onde está sendo feito o inventário para atendimento das equipes técnicas em suas propriedades.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski, disse que o estudo sobre as florestas paranaenses deverá ser entregue no final de 2015. "Precisamos saber qual é a verdadeira situação e a saúde das nossas florestas para podermos traçar políticas públicas eficazes para sua proteção e também para o uso sustentável", explicou.

Segundo o engenheiro agrônomo do IAP Mauro Scharnik, os Inventários Florestais Nacionais têm sido feitos em diversos países. Alguns deles – como os Estados Unidos, Finlândia e Suécia – iniciaram seus inventários no início do século passado.

"No início, os Inventários Florestais Nacionais visavam principalmente o monitoramento de estoques de madeira. Mas, a partir da Rio 92 e do desenvolvimento de novas tecnologias, os levantamentos têm ampliado o seu escopo, valorizando a produção de informação sobre outros temas”, disse.

Andamento

Na primeira das três fases foram coletados dados em 151 pontos das regiões Centro-Sul, Centro Ocidental e Sudoeste do Paraná que somam 1,2 milhão de metros quadrados de floresta.

Na terceira fase do inventário, ainda a ser realizada, serão analisados outros 161 pontos. Essa etapa do levantamento acontecerá nas regiões Sudeste, Centro Oriental e Região Metropolitana de Curitiba.

O Inventário Florestal do Estado é executado pela Secretaria do Meio Ambiente e IAP, em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro. O estudo foi incluído como parte do programa Bioclima Paraná e está analisando 550 pontos e uma área total de 4,3 milhões de metros quadrados de florestas de todo o Estado.

Os números apontarão a quantidade de espécies nativas e novas espécies, a qualidade destas espécies, possíveis ameaças de extinção, adequação de políticas públicas e ações de fiscalização necessárias para prevenir a biopirataria.

A geógrafa e técnica que coordena o inventário na Secretaria do Meio Ambiente, Gracie Abade Maximiano, afirmou que o documento também será utilizado para a formulação de projetos de desenvolvimento e uso dos recursos florestais.

“O trabalho incluirá variáveis biofísicas, que buscam fornecer informações sobre a dinâmica das florestas, assim como dados socioambientais sobre a importância das florestas para a população que vive em seu entorno”, explica a geógrafa.

A conclusão do estudo também trará benefícios para a para a produção científica – fortalecerá a gestão florestal, possibilitará a melhoria do manejo florestal comunitário e familiar e permitirá o uso sustentável dos recursos florestais e a recuperação das florestas.

O chefe do Serviço Florestal Brasileiro para a região Sul, Gilson de Souza, disse que o Paraná é o segundo Estado a dar início à produção do inventário, logo após Santa Catarina. "Hoje, 60% do território nacional é coberto por florestas e a meta do Ministério do Meio Ambiente prevê a conclusão de todos os inventários estaduais até 2019", destacou Gilson.

Metodologia

Diferente dos inventários feitos anteriormente no Paraná, que usaram imagens de satélite, este adota escala em tamanho real. O método é usado internacionalmente. É o mesmo utilizado, por exemplo, pela Organização das Nações Unidas (ONU) para Alimentação e Agricultura (FAO) para fazer um inventário das florestas do mundo todo.

A elaboração do Inventário Florestal do Paraná conta com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e da Universidade Federal do Paraná. A análise da paisagem é feita pela Embrapa Florestas (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a identificação do material botânico pelo Museu Botânico de Curitiba.

Ascom/IAP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.