Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Olhar” a propriedade os 360 dias do ano e num formato de 360 graus é essencial e um dos objetivos do Projeto 360 da Belagrícola, que acompanha e avalia o sistema produtivo em toda a sua extensão. O produtor terá a oportunidade de conhecer mais profundamente o Projeto participando da programação especial do Belasafra entre os dia 26 e 29 de janeiro, que pode ser acessada via endereço eletrônico belasafra.live, com entradas ao vivo, dicas e um circuito de campo.

O Projeto 360 viabiliza que o potencial das culturas de verão e inverno seja avaliado de forma que contribua para a sustentabilidade econômica (alternância na renda), ambiental e social dos sistemas de produção da propriedade.

A diversificação de culturas de inverno, o acréscimo de uma terceira safra ao sistema, contribuindo comercialmente e também com o aporte de carbono, volume de resíduos (palhada), em alternância ou de forma consorciada e a melhor estruturação do solo são possibilidades, que o produtor tem e que deve ser estudada e orientada por um técnico.

Segundo o Coordenador do Belasafra, Fernando Melatti, no evento, consultores da Belagricola estarão à disposição do produtor para orientação e planejamento mais dirigido do ciclo do sistema produtivo da propriedade. “É necessário avaliar clima e solo da região, o potencial dos materiais a serem trabalhados, as informações das últimas safras, enfim levantar dados essências que viabilizem resultados inovando ou potencializando o processo existente”, explica Melatti.

Fernando Melatti dá vários exemplos que podem ser realizados neste planejamento, como potencializar o milho no inverno; o trigo como cultura comercial em uma 3ª safra; o sorgo como cultura de apoio; opção de plantas de cobertura nos intervalos potencializando e melhorando a estrutura do solo; um consórcio de milho com braquiária, que além de ser uma alternativa para a descompactação e proteção do solo, pode até ser utilizado no sistema lavoura-pecuária. Enfim, alternativas que proporcionam sustentabilidade e ganhos de produtividade.

Andrea Monclar/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.