Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cadeia produtiva da seda é apresentada aos visitantes em unidades e oficinas na Via Rural Fazendinha, durante a ExpoLondrina 2019

A Via Rural Fazendinha traz, pelo terceiro ano consecutivo, a unidade didática “Seda: o fio que transforma”. O projeto é apresentado em dois espaços. Um pequeno barracão mostra aos visitantes toda a cadeia produtiva do bicho-da-seda, desde a larva até a formação do casulo. A unidade têxtil pesquisa sobre o tingimento natural do tecido.

“Seda: o fio que transforma” é um projeto de pesquisa e extensão da Universidade Estadual de Londrina, coordenado pela professora Cristianne Cordeiro, do Departamento de Design. “A minha intenção é que a gente seja reconhecido, no país, como a seda de qualidade. Por isso, o nome Seda Brasil. Ter essa marca de ser a seda de Londrina, agregar valor a ela e gerar renda com isso”, comenta a professor.

O projeto de pesquisa e extensão tem participação de alunos e professores dos cursos de Design Gráfico, Design de moda, Química, Biologia e Zootecnia. A multidisciplinaridade e a interação entre diversas áreas são um fator importante para o funcionamento do projeto. “Quando você fica obtuso, só pensando em um aspecto você não enxerga o que pode acontecer”, aponta Cristianne Cordeiro.

O projeto visa destacar a produção da seda londrinense, que conta com parceria com a Bratac (Fiação de Seda de Londrina), Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), Abraseda (Associação Brasileira da Seda), Apeiex (Fundação Araucária) e Sociedade Rural do Paraná.

(Texto produzido por aluno do 4º de Jornalismo da UEL, em projeto de Assessoria de Imprensa para a Via Rural, sob a supervisão do professor Reinaldo César Zanardi.)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.