Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O volume de embarques também apresentou aumento em comparação ao mesmo período de 2016

O ano de 2017 está chegando ao fim e os números mostram sinais de fechamento positivo para o setor avícola paranaense. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), foram somados US$ 2.3 bilhões em receita com a exportação de carne de frango no estado até o mês de novembro. O valor é 10% superior se comparado ao mesmo período do ano passado (US$ 2,1 bilhões).

O volume também apresentou leve aumento. Ao todo, 1,46 milhão de toneladas da proteína foram embarcadas no Paraná até o momento, ante 1,43 milhão até novembro de 2016, o que representou um crescimento de 2,7%. Diante disso, o estado responde por 36,57% de toda a carne de frango exportada pelo país, aponta levantamento da Secex.

Produção

O ritmo de produção nas indústrias avícolas paranaenses continua forte. Somente em novembro, 139,89 milhões de cabeças de frango foram abatidas, crescimento de aproximadamente 3% se comparado ao mesmo mês de 2016, quando a produção foi de 135,89 milhões de cabeças. Os dados são do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).

Dessa forma, o acumulado do ano, até o momento, somou 1,64 bilhão de frangos abatidos no estado, ante 1,61 no mesmo período de 2016. A elevação corresponde a cerca de 1,8%. Para o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, os números comprovam o trabalho de excelência desempenhado por todos os agentes do setor avícola. "Atingir estes níveis, mesmo diante de obstáculos, é a construção de anos de aprimoramento das indústrias e dos órgãos do segmento", afirma.

Expectativas

Para 2018, as projeções se mantêm positivas. Com a expectativa de recuperação da economia, volta do poder de compra da população e retomada do consumo, além da boa oferta de insumos, a avicultura paranaense deve apresentar um crescimento em torno de 4% a 6% tanto em produção quanto em exportação, projeta o Sindiavipar.

Asimp/Sindiavipar

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL