Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O volume de embarques também apresentou aumento em comparação ao mesmo período de 2016

O ano de 2017 está chegando ao fim e os números mostram sinais de fechamento positivo para o setor avícola paranaense. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), foram somados US$ 2.3 bilhões em receita com a exportação de carne de frango no estado até o mês de novembro. O valor é 10% superior se comparado ao mesmo período do ano passado (US$ 2,1 bilhões).

O volume também apresentou leve aumento. Ao todo, 1,46 milhão de toneladas da proteína foram embarcadas no Paraná até o momento, ante 1,43 milhão até novembro de 2016, o que representou um crescimento de 2,7%. Diante disso, o estado responde por 36,57% de toda a carne de frango exportada pelo país, aponta levantamento da Secex.

Produção

O ritmo de produção nas indústrias avícolas paranaenses continua forte. Somente em novembro, 139,89 milhões de cabeças de frango foram abatidas, crescimento de aproximadamente 3% se comparado ao mesmo mês de 2016, quando a produção foi de 135,89 milhões de cabeças. Os dados são do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar).

Dessa forma, o acumulado do ano, até o momento, somou 1,64 bilhão de frangos abatidos no estado, ante 1,61 no mesmo período de 2016. A elevação corresponde a cerca de 1,8%. Para o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins, os números comprovam o trabalho de excelência desempenhado por todos os agentes do setor avícola. "Atingir estes níveis, mesmo diante de obstáculos, é a construção de anos de aprimoramento das indústrias e dos órgãos do segmento", afirma.

Expectativas

Para 2018, as projeções se mantêm positivas. Com a expectativa de recuperação da economia, volta do poder de compra da população e retomada do consumo, além da boa oferta de insumos, a avicultura paranaense deve apresentar um crescimento em torno de 4% a 6% tanto em produção quanto em exportação, projeta o Sindiavipar.

Asimp/Sindiavipar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.