Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Kátia Abreu falou durante conferência no Ministério do Meio Ambiente

A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirmou na quarta-feira (19) que o reflorestamento previsto pelo Código Florestal Brasileiro pode ser transformado em oportunidade para o produtor rural. Ela discursou durante a Conferência Florestas, Clima e Biodiversidade – Lições aprendidas e perspectivas da Cooperação Brasil – Alemanha, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Itamaraty.

De acordo com Kátia Abreu, os produtores rurais estão se adaptando às determinações do Código Florestal Brasileiro, aprovado em 2012, e conseguirão cumprir a meta de reflorestar 12 milhões de hectares.

“Tenho questionado os produtores rurais: o reflorestamento é um castigo ou uma oportunidade? Quero garantir que esse reflorestamento deve e será transformado em oportunidade. Vamos criar uma nova silvicultura tropical, e o Brasil pode ser um dos maiores do mundo nesta área”, disse ela, durante a abertura da conferência.

Para a ministra, é necessário ampliar o financiamento para plantação de florestas por meio do Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC), que prevê, além de reflorestamento, reforma de pastagens e outras ações. O Plano Agrícola e Pecuário 2015-2016 prevê R$ 3 bilhões para o ABC.

“Temos que implementar cada vez mais financiamento para as florestas, porque tem sido um sucesso o financiamento do ABC”, acrescentou.

Além de criar uma das maiores silviculturas do mundo, o Brasil ainda tem potencial, de acordo com a ministra, de construir um modal de logística de baixa emissão de carbono, com hidrovias e ferrovias.

Asimp/MAPA

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.