Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Agência de Notícias PR

O governador Beto Richa recebeu, na noite desta quinta-feira (20), durante o lançamento da 54ª Expolondrina, o título de sócio honorário da Sociedade Rural do Paraná (SRP). No encontro com o presidente da entidade, Moacir Sgarioni, diretores e produtores rurais, o governador falou sobre a importância do agronegócio, ressaltando que é o setor que mais tem contribuído nos últimos anos para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do País.

“O agronegócio cresceu mais de 7% no ano passado, cinco pontos percentuais a mais que o PIB. O setor é o grande responsável pelo superávit da balança comercial. Nosso governo apoia decisiva e vigorosamente o setor e acolhe com respeito e sensibilidade as propostas dos produtores rurais. São vocês que entendem do agronegócio e, portanto, têm de nos orientar”, afirmou Richa, ao lado do presidente do secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara.

O governador afirmou que o bom relacionamento entre o Estado e o setor, tem incentivado a expansão da agronegócio e, consequentemente, contribuído para melhorar o desempenho da economia paranaense. “O Paraná cresceu no ano passado mais que o dobro da média nacional”, disse Richa. Ele comparou esse resultado ao do último ano do governo anterior, quando o setor cresceu menos que a média nacional.

O presidente da Sociedade Rural disse que a homenagem ao governador teve aprovação unânime da diretoria executiva da entidade. “Quem realiza merece ser reconhecido. O governador Beto Richa tem apoiado decisivamente o agronegócio e atendeu com presteza uma antiga reivindicação nossa”, disse Sgarioni. A reivindicação é para a construção de uma passarela sobre a BR-369, em frente ao Parque Governador Ney Braga, onde a Sociedade Rural realiza sua exposição agropecuária anual. A feira é visitada por cerca de 500 mil pessoas. A passarela é considerada indispensável à segurança dos visitantes.

A construção da passarela foi confirmada pelo governador na abertura da feira do ano passado e já está em fase final de construção. A obra, estimada em R$ 1 milhão, remete à arquitetura inglesa, em homenagem aos empresários daquele país que colonizaram o Norte e Noroeste do Paraná. A responsável pela obra é a Econorte, concessionária da rodovia.

“Estou sensibilizado e agradecido pela homenagem, que consolida vínculos com a ExpoLondrina”, afirmou o governador, lembrando que a feira agropecuária era uma de suas atividades preferidas de sua adolescência, transcorrida em Londrina, onde nasceu. “Contava os dias para começar a feira, que era e é um grande evento. A Expolondrina orgulha todo o Paraná, pois é uma das mais tradicionais e maiores feiras agropecuárias da América Latina”, disse ele.

Considerada uma vitrine da agropecuária, a ExpoLondrina tem grande importância no cenário nacional por reunir por 11 dias, 30 raças bovinas zebuínas, europeias, além de caprinos, ovinos, equinos e muares, uma grande mostra de exemplares da mais alta qualidade disponível no país. Além de palco de bons negócios, a exposição também é considerada o principal evento de lazer em toda a região Norte do Paraná, atraindo público de 500 mil pessoas em 11 dias. São realizados shows, rodeios, palestras técnicas.

Acompanharam o governador no lançamento da 54ª edição da Expolondrina os secretários chefe da Casa Civil, Reinhold Stephanes; do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli; do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida; e da Região Metropolitana de Londrina, Victor Hugo Boselli Dantas.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios