Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No ano passado, país teve recorde de volume exportado do grão: 2,09 milhões de toneladas

Maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil produziu no ano passado 43,2 milhões de sacas do grão em 1,9 milhão de hectares. O café brasileiro, que registrou recorde em volume exportado, responde por 30% de toda a produção mundial.

Os números constam do Informe Estatístico do Café – produzido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento –, que apresenta mensalmente os dados do setor. O estudo mostrou que a produtividade dos cafeicultores brasileiros em 2015 ficou em 22,5 sacas por hectare.

O maior produtor brasileiro de café é Minas Gerais, que fechou 2015 com 22,3 milhões de sacas, o equivalente a 51% da produção nacional. Em seguida, estão Espírito Santo (24%), São Paulo (9%) e Bahia (5%).

Nas exportações, o café bateu recorde em volume embarcado, com 2,09 milhões de toneladas.

Consumo

O Brasil é o segundo maior consumidor mundial de café – uma paixão nacional. São 21 milhões de sacas consumidas ao ano. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, que também é o maior importador. No ano passado, os norte-americanos compraram do exterior 21% de todo o café consumido internamente, cerca de 23 milhões de sacas.

Previsão

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prevê que a safra de café atinja 49,7 milhões de sacas em 2016. A estimativa sinaliza uma recuperação após perdas ocasionadas por problemas climáticos em anos anteriores, como a seca no cerrado de Minas Gerais e no Espírito Santo em 2015 e o tempo seco e quente em São Paulo e no sul de Minas em 2014.

Priscilla Mendes/Asimp/Mapa
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.