Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os produtos da safra brasileira de grãos se apresentam bastante competitivos frente ao mercado internacional. Um dos fatores é devido a recuperação da moeda norte-americana, encarecendo os grãos produzidos nos Estados Unidos, um forte concorrente do Brasil, o que permite posicionar a produção brasileira em diferentes mercados com boa margem competitiva. A análise foi realizada durante o segundo levantamento do boletim de Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos, divulgado hoje (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Mesmo com a expectativa de uma maior oferta na safra de grãos no país, a partir da colheita de mais uma safra recorde, os preços dos produtos aos agricultores apresentam um cenário bastante positivo. Essa conjuntura positiva é influenciada pelo câmbio pois se por um lado a alta do dólar influencia na elevação dos custos de produção, o elevado valor da moeda mantém os preços finais remuneradores e atrativos ao produtor.

Além da conjuntura internacional, outros fatores influenciam neste panorama positivo para o campo. Entre eles, as ações de políticas agrícolas executadas ao longo deste ano, conduzidas pelo governo federal e implementadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária Abastecimento (Mapa) e pela Conab, possibilitando o desenvolvimento da nova safra dentro da normalidade, com aceso a política de financiamento, aquisição dos insumos e as ações de apoio à comercialização em curso.

Essa junção de fatores indica a estabilidade do abastecimento no país, tanto para os produtos consumidos pela população como para os produtos utilizados pelas cadeias produtivas.

A safra de grãos 2015/2106 está estimada pela Conab entre 208,6 e 212,9 milhões de toneladas, com uma variação que pode chegar até a 2,1% (4.384 mil t) acima da safra 2014/15, quando registrou 208,5 milhões de toneladas.

Asimp/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.