Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A produção de grãos no Brasil chega a 208,8 milhões de toneladas, batendo novo recorde. O aumento de 7,9% ou 15,2 milhões de toneladas supera a produção de 2013/14, de 193,62 milhões de toneladas. Os números estão no 11º levantamento da safra, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ontem (11).

O crescimento se deve, sobretudo, ao ganho de produtividade do milho segunda safra, registrado em quase todos os estados produtores, principalmente nos do Centro-Oeste e no Paraná. A estimativa é de 54 milhões de t, com aumento de 11,6% a mais que em 2013/2014. Com relação ao último levantamento, houve um acréscimo de 2,5 milhões de t. Já a produção de soja deve alcançar 96,2 milhões de toneladas, marcando 11,7% a mais que as 86,1 milhões da safra anterior.

Já os números de área registram 57,8 milhões de hectares, com correção nas culturas de inverno, de milho segunda safra e feijão terceira safra frente ao levantamento do mês passado. Para as áreas de inverno, cujo plantio está em estágio final, ainda não há definição do total plantado. A área de plantio das principais culturas é de 1,3% maior que a da safra 2013/14, com um aumento de 732,8 mil ha.

Inmet

No mesmo evento de divulgação da safra de grãos, a Conab formalizou a assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para aperfeiçoar os métodos e ferramentas de monitoramento agrícola agrometeorológico. A cooperação viabiliza a manutenção e gestão conjunta do Laboratório de Análise, Tratamento e Elaboração de Produtos de Imagens de Satélites (LATIS) para o desenvolvimento de produtos derivados de estações meteorológicas e dados de satélites, em apoio a projetos na área agrícola.

“A soma de esforços possibilitará o avanço em estudos que auxiliam na estimativa de produtividade, e poderá trazer dados com maior qualidade de previsões sobre o comportamento sazonal do clima. Com isso, teremos informações cada vez mais confiáveis à sociedade e que influirão construtivamente na tomada de decisão”, ressalta o diretor de Política Agrícola e Informações João Marcelo Intini.

Asimp/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.