Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 120 médicos e enfermeiros da área de urgência e emergência participam nas duas próximas semanas, em Curitiba, de uma capacitação avançada sobre emergência cardiovascular. O objetivo é qualificar a retaguarda de atendimento na rede pública de saúde, reduzindo os índices de mortalidade relacionada a problemas cardiovasculares. 

Promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, o treinamento é coordenado por profissionais da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O curso é um dos mais respeitados do País e faz parte do 70º congresso brasileiro do setor, que acontece entre 18 e 21 de setembro, na Capital. 

De acordo com a médica da Diretoria de Políticas de Urgências e Emergências da Secretaria da Saúde, Beatriz Monteiro, o curso é destinado a profissionais que atuam nos serviços de referência para a Rede Paraná Urgência: Samu, Siate, hospitais e prontos-socorros. “É um momento de discutir conceitos, aprimorar técnicas e trazer o que há de melhor para os nossos profissionais”, afirmou. 

Para melhorar as condições de aprendizagem, os 120 alunos foram divididos em quatro turmas. A programação envolve atividades teóricas e práticas sobre a conduta dos profissionais frente a situações críticas que precedem uma parada cardiorrespiratória, como casos de arritmia, acidente vascular cerebral, síndrome coronariana aguda e insuficiência cardíaca descompensada. 

Para o coordenador do Treinamento de Emergência Cardiovascular Avançado, Fabrício Furtado, a abordagem desses temas contribui para que o profissional atue na prevenção de paradas cardiorrespiratórias, já que é muito mais difícil reverter o quadro de um paciente que já chegou neste estágio. 

“Hoje, os eventos cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Por isso, é importante sempre manter os profissionais capacitados, padronizando os protocolos adotados para garantir mais sobrevida aos pacientes”, ressaltou Furtado. 

Ele explica que este é o grande diferencial do treinamento, desenvolvido a partir de uma série de estudos internacionais e baseado na realidade assistencial brasileira. “Este curso foi concebido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, especialmente moldado para atender profissionais do nosso sistema de saúde. Diferente do que é ofertado lá fora, criamos uma programação que aborda tudo que deve ser feito antes, durante e depois de uma parada cardiorrespiratória”, completou. Um dos participantes da primeira turma do treinamento, iniciado nesta quinta-feira (10), é Guilherme Zammar, médico do Samu de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele afirma que o curso será muito importante para melhorar o seu trabalho no dia a dia. “Tudo que a gente aprende aqui tem reflexo direto na qualidade do atendimento ofertado à população. E na área cardiovascular isso é ainda mais efetivo, pois diariamente atendemos vítimas de infarto, AVC e arritmia”, conta. 

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.