Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento estuda a criação de uma câmara técnica para o trigo no Paraná. O Estado é líder brasileiro na produção de trigo, com 3,7 milhões de toneladas do grão em 2014. E, há três anos ultrapassou São Paulo na moagem do grão, consolidando-se como líder também na produção de farinha de trigo.

O pedido foi apresentado ontem (31) por representantes do setor produtivo ao secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que recebeu muito bem a iniciativa. Para ele, a criação de uma câmara técnica é fundamental para a discussão de temas importantes em relação à cultura e sua cadeia produtiva, que são destaques no Paraná.

Ortigara recomendou, no entanto, que a criação da câmara técnica seja seguida de uma agenda anual para abordar temas que afetam a produção, tecnologia, industrialização e comercialização do trigo.

Ele considera positiva a aproximação da indústria moageira com a pesquisa agronômica e os produtores. “Sou favorável à criação de um clima mais amistoso entre as partes em prol de objetivos comuns”, afirma Ortigara.

Iniciativas

A criação da câmara técnica vai focar as ações e iniciativas das várias entidades que compõem a cadeia produtiva do trigo para uma só direção, explicou o presidente do conselho deliberativo da Associação Brasileira da Indústria do Trigo no Paraná, Marcelo Vosnika. O objetivo é criar mais oportunidades para a produção de trigo paranaense, acrescentou.

A câmara técnica irá discutir com mais frequência temas como sistemas de produção, comercialização, disponibilidade de sementes, armazenagem, políticas de importação e exportação, cultivares, zoneamento agrícola, seguros, políticas de custos.

Segundo Vosnika, o parque industrial de trigo no Paraná cresceu cerca de 30% nos últimos cinco anos em função da consolidação da produção e da qualidade do grão para panificação, o grande mercado para o trigo. “É esta qualidade e disponibilidade de produção que atraiu os moinhos ao Estado”, acrescentou.

Participaram da reunião representantes do Sindicato da Indústria do Trigo, Emater, Iapar e da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Embrapa e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.