Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O secretário Nabhan Garcia e o ministro Sérgio Moro reuniram-se com produtores rurais, comunidades indígenas e líderes da Frente Parlamentar da Agropecuária para debater tema

O secretário Especial de Assuntos Fundiários, Nabhan Garcia, e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, reuniram-se na quarta-feira (21), na sede do Ministério da Justiça, com produtores rurais, comunidades indígenas, lideranças da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para tratar dos impasses agrários e fundiários no país. A audiência, com a presença da secretário, foi uma iniciativa do presidente da FPA, o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS).

De acordo com o secretário Nabhan Garcia, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), concluída em 2017, constatou a existência de laudos antropológicos fraudulentos, ilegais e até mesmo tendenciosos, que foram usados para basear demarcação de terras e atos administrativos. Na audiência, o secretário também classificou como “assustadora” a quantidade de áreas embargadas e incluídas na "lista negra" do Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) por atos administrativos inconclusivos, o que acaba prejudicando gravemente direitos dos proprietários.

“Isso não está correto, pois o proprietário continua lá trabalhando e produzindo, mas enfrenta a dificuldade de não possuir linha de crédito disponível, nem certidões negativas, pois seu nome está indevidamente inserido no Sigef, que o impede de expedir até mesmo o CAR [Cadastro Ambiental Rural]”, explicou.

Como solução imediata à questão, Nabhan Garcia defende a retirada dos nomes da lista do Sigef até a finalização do julgamento de desapropriação. Ao ministro Sérgio Moro, o secretário sugeriu a criação de um grupo de trabalho isento para que seja realizado um novo estudo técnico-jurídico, embasado no que determina o Supremo Tribunal Federal (STF), para viabilizar a “nulidade” dos atos administrativos que apresentarem irregularidades nos processos administrativos e judiciais.

“Ninguém quer radicalizar nada, mas não é justo que as pessoas sejam penalizadas ou percam os seus patrimônios em função simplesmente de um ato administrativo feito com embasamento de um laudo antropológico que não é legítimo”, afirmou.

O ministro Sérgio Moro afirmou que as questões jurídicas serão analisadas e propôs novas reuniões. "Temos ciência da necessidade de conciliar os interesses e direitos da população indígena e dos produtores. Vamos estudar com nossa equipe, existem questões jurídicas relevantes envolvidas, e voltamos a entrar em contato", disse.

Asimp/Mapa

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.