Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O segundo episódio da websérie Prosa com o Produtor, realizado pela Sicredi União PR/SP será transmitido nesta terça-feira, a partir das 16 horas, pelo canal da cooperativa de crédito no YouTube, com o tema “Cooperativismo e Inovação Desenvolvendo a Agricultura Sustentável”. O bate-papo terá a participação de Marcos Fava Neves, o Doutor Agro; George Hiraiwa, diretor de Inovação da Sociedade Rural do Paraná; e de Vitor Pasquini, gerente de Desenvolvimento Agro da Sicredi União PR/SP. A mediação será do jornalista e apresentador Sérgio Mendes.

Transmissão

Os próximos episódios serão transmitidos nos dias 15, 22 e 29 de junho e 6 de julho, sempre às 16 horas, com os seguintes temas, respectivamente: ‘Expectativas do Plano Safra 2021/2022’, ‘Gestão da propriedade e sucessão familiar’, ‘Tendências do agro’ e ‘Agricultura familiar’. As transmissões estão sendo feitas a partir do estúdio Agro Valley, localizado no recinto Milton Alcover, no Parque Ney Braga. Este é o segundo ano que a cooperativa realiza o evento on-line.

Cooperativismo e agronegócio - No primeiro episódio as série 2021, na semana passada, o tema “Como o cooperativismo ajuda a transformar o agronegócio” foi discutido por líderes de grandes cooperativas: Wellington Ferreira (Sicredi União PR/SP), Luiz Lourenço (Cocamar), Jorge Hashimoto (Integrada Cooperativa Agroindustrial), Lucas Ranzani (Cooperbatata) e Arnaldo Bortoletto (Coplacana).

A proximidade com os associados, a busca por inovações, disponibilidade de informações e a tecnologia foram protagonistas do bate-papo. Uma das características do cooperativismo – a proximidade com o associado – facilita a circulação de informações, dirimir dúvidas e acesso facilitado a novas tecnologias. Os dirigentes das cooperativas agrícolas destacaram a necessidade de o produtor estar atento à saúde do solo, ao uso de materiais de qualidade e adequados à sua realidade.

Benefícios

O presidente da Sicredi União PR/SP, Wellington Ferreira, abordou o quanto as cooperativas foram e são responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social de vários setores. Ele citou ainda as facilidades que a cooperativa de crédito buscou e encontrou para oferecer aos produtores, especialmente nesse período de pandemia e regras sanitárias rígidas. As transmissões de eventos on-line, como a websérie, é um exemplo disso. Mas as medidas implementadas vão além, como assinatura eletrônica de contrato, implantação do PIX tão logo lançado, entre outros.

 “Temos muita tecnologia à disposição dos associados, facilitando a vida de todos. Inclusive para que os produtores acessem o Plano Safra”, mencionou.

Desafios

 E, por mais sólida e grandiosa que uma cooperativa seja, os desafios estão sempre presentes, impulsionando ainda mais seu crescimento e implementando novos benefícios aos associados. Os dirigentes destacaram, entre seus desafios, a sucessão familiar no campo e também a sucessão nas próprias cooperativas e apontaram a criação de núcleos jovens como uma ferramenta para incentivar a participação dos jovens nas cooperativas.

Benê Bianchi/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.