Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O plantio do milho segunda safra se encaminha para a finalização no estado do Paraná. O bom preço do cereal praticado no mercado impulsiona os produtores. A expectativa é que a área destinada ao grão chegue a 2,39 milhões de hectares na safra 2020/21, o que representa um aumento de 4,8% em relação ao período anterior, como mostra o 7º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado na quinta-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com os técnicos da Companhia, as lavouras de milho estão nos estádios de emergência e desenvolvimento vegetativo e mais de 90% delas são consideradas em boas condições, pois as chuvas registradas no período permitiram um bom desenvolvimento inicial, bem como a realização dos tratos culturais. A estimativa é que a produção na segunda safra seja de 13,48 milhões de toneladas. Já a colheita do cereal plantado na primeira safra está próxima a 3 milhões de toneladas, o que representa cerca de 94% da área cultivada.

O preço do feijão também incentiva o aumento da área de cultivo da leguminosa na segunda safra. No total é esperada uma elevação de 13% na área, podendo chegar a 250,9 mil hectares, sendo 133,7 para o preto e 117,2 para o tipo cores. A produção poderá chegar a 494,6 mil toneladas, crescimento de mais de 90% se comparada com a safra 2019/2020. Os produtores da leguminosa da variante preta poderão colher mais que o dobro do estimado na safra anterior, superando as 256 mil toneladas. Já a produção do feijão tipo cores tende a ser de 237,9 mil toneladas.

Outro produto de destaque é a soja. Para a oleaginosa a expectativa é de uma produção de 20,18 milhões de toneladas. A colheita do grão chega a 88% da área plantada e deverá ser concluída ainda neste mês. Cerca de 50% da safra já está comercializada.

Outras informações sobre a safra de grãos no estado paranaense e nas demais regiões do país podem ser acessadas no documento disponível no site da Companhia.

Asimp/Conab

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.