Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Presidente da SRP ressalta importância da participação de todos para esclarecer dúvidas sobre esta polêmica questão

No próximo dia 21, quinta-feira, o deputado Federal Sérgio Souza (PMDB), presidente da Comissão de Agricultura da Câmara Federal, estará em Londrina para discutir assuntos de grande interesse do agronegócio, entre eles o Funrural, que tem provocado muitas dúvidas entre os agropecuaristas.

A palestra, seguida de debate, será no Recinto Milton Alcover, no Parque Ney Braga, às 15 horas. O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Afranio Brandão, ressalta a importância deste momento, que proporcionará a todos os participantes tirar dúvidas e discutir com o presidente da Comissão de Agricultura assuntos de grande interesse para a classe.

“Estão confirmadas as presenças de representantes de Sociedades Rurais e Sindicatos Rurais da região e instituições de pesquisa e extensão rural”, informa Brandão.

Funrural

O Supremo Tribunal Federal havia decidido pela inconstitucionalidade da lei do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), com bitributação do produtor e empregador rural (pessoa física), já que ele pagava a contribuição sobre a folha de salários e também sobre o faturamento da produção.  O fato levou muitos produtores rurais a deixarem de recolher o tributo. No entanto, em 30 de março deste ano, o STF voltou atrás e declarou pela constitucionalidade  da cobrança do Funrural pelos empregadores rurais pessoas físicas e decretou a cobrança retroativa do tributo dos últimos cinco anos.

No Congresso Nacional, foi criada a Comissão Mista Especial para analisar a Medida Provisória (MP) 793 – encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional há poucas semanas -,  com a intenção de parcelar dívidas e oferecer melhores condições de pagamento futuro para o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural).

O deputado Sérgio Souza (PMDB-PR) diz que no momento o setor do agronegócio busca entender o que poderá acontecer para solucionar o impasse em torno da contribuição, notadamente agora com a aprovação do Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 13/2017. Este PRS susta incisos das Leis 8.212/91, 8.540/92 e 9.528/97 utilizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade do Funrural.

Celeuma -“Diante de tanta celeuma, de tantas idas e vindas sobre este tema, nossa sugestão é de aguardar as decisões que resultarão dessa MP, ora em discussão aqui no Congresso Nacional”, aconselhou Sérgio Souza. “Todos nós, membros da Comissão de Agricultura e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), estamos empenhados e vigilantes em encontrar uma solução que seja favorável aos produtores rurais”. O deputado lembrou que foram apresentadas 745 emendas à MP, sendo 16 de sua autoria e todas com o objetivo de aperfeiçoar o texto original.

Segundo o deputado, com a aprovação do PRS cria-se um ambiente jurídico para novos questionamentos. “No entanto,  a situação não está resolvida e que é preciso proteger o produtor rural.” Para Sergio Souza,  não se deve  simplesmente encerrar a questão da medida provisória por conta dessa resolução. “A nossa função aqui  no Congresso Nacional é defender o que é justo para o produtor rural e neste sentido trabalhar para que a data de adesão fique para o final do ano”, adianta.

Relatora pede cautela aos produtores

A vice-presidente da FPA, deputada Tereza Cristina (PSB-MS), relatora da MP do Funrural, explicou que existe o dia “D” - 29 de setembro, data definida na medida como limite para a adesão ao Programa de Recuperação Tributária Rural (PRR).

“Queremos discutir se esse prazo seria suficiente e como é que vamos atuar nesse relatório para que os produtores tenham a maior segurança possível quando da data da adesão. Para que todo mundo que fizer a adesão, o faça com segurança e não declare a dívida antes de saber quanto deve, que não faça uma confissão de dívidas inadequada”, orientou Tereza Cristina.

Segundo a deputada, apesar do tempo curto, será necessária a realização de audiências públicas em Brasília e em alguns estados. A expectativa é definir o plano de trabalho da comissão mista para avançar na análise da matéria.

Outros assuntos em pauta 

De acordo com Afranio Brandão, além do “espinhoso” tema Funrural, o deputado Sérgio Souza estará à disposição também para discutir outros assuntos de interesse do agronegócio.

Entre os temas a serem abordados estão o fim da vacinação contra febre aftosa e armamento em fazendas.

Asimp/SRP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.