Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Levantamento da Expedição Avicultura indica crescimento em abate, exportação e receita até o final do ano

Nem mesmo a Operação Carne Fraca, deflagrada em março, ou a instabilidade nos preços dos insumos, foram capazes de mexer com os índices de geração de emprego e distribuição de renda no setor avícola brasileiro. O diagnóstico é da Expedição Avicultura – levantamento técnico-jornalístico da cadeia da carne de frango que percorreu mais de 15 mil quilômetros pelas principais regiões produtoras do país. Hoje (26), a equipe do projeto apresenta um balanço das visitas de campo durante o encerramento da quarta edição. O evento ocorre em Palotina (PR), às 8h, no Complexo Agroindustrial da C.Vale, e vai reunir representantes de todos os elos da cadeia produtiva no Brasil.

A avicultura é responsável pela manutenção de 3,6 milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil. Somente no primeiro semestre de 2017, o setor gerou mais de 12 mil novos postos de trabalho e deve fechar dezembro com receita 10% maior que a registrada em 2016. O desempenho em produção e exportação também será positivo: os abates devem crescer até 1,55% até o final do ano e o volume de embarques em 4,6%. “Durante os roteiros de campo, foi possível perceber que as indústrias e os produtores trabalham com cautela, mas estão prontos para investir ainda mais no setor”, avalia o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Avicultura, Giovani Ferreira.

Roteiros

Entre agosto e setembro, a Expedição Avicultura 2017 visitou os principais estados produtores da proteína. Além do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, contemplados nas edições anteriores, a equipe de técnicos e jornalistas percorreu São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Juntos, os seis estados respondem por 84% dos abates e 75% dos embarques de carne de frango do país. “O setor avícola é um grande indutor de desenvolvimento no campo e na cidade. Por isso procuramos discutir sua importância, fazer um diagnóstico e apontar tendências, para criar um palco de debates permanente”, ressalta Ferreira.

Asimp/Expedição Avicultura 2017

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.