Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na próxima quinta-feira, os irmãos e agricultores Geraldo Jesus, Nazareno e José Aparecido Céu vão receber uma colhedora agrícola para grãos numa cerimônia que marcará a entrega do primeiro equipamento, na região de Londrina, dentro do Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários PTS/PR. A entrega será feita pela Sicredi União PR/SP, Seab/Emater e Prefeitura de Londrina, no saguão da Prefeitura, às 10 horas.

A colhedora foi financiada pela Sicredi União, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e seguindo as diretrizes do Programa Trator, Implementos e Equipamentos Solidários.  O equipamente teve custo de R$ 317 mil, financiados em 10 anos, com 5,5% de juros ao ano.

O diretor de Negócios da Sicredi União, Paulo Ozelame, destaca a importância do programa para o fortalecimento do agronegócio. “O agronegócio é responsável por manter o PIB do país positivo.Este programa vem fortalecer ainda mais o segmento e as bases do cooperativismo, pois ele associa pessoas e famílias em torno de um negócio em comum”, diz.

Para a aquisição da colhedora, os irmãos, que são pequenos produtores, se uniram e pretendem utilizar o equipamento em seus 52 hectares, na região da Warta e Heimtal, e outros cerca de 300 hectares, somando as áreas que arrendam e mais as áreas onde pretendem prestar serviços.  “Hoje, nós temos uma colhedora, mas ela é antiga e conseguimos colher em torno de 7 a 8 hectares por dia. Com a nova, vamos colher mais 12 a 13 hectares por dia. Vai agilizar bastante o trabalho”, comenta Geraldo Céu.

O responsável pela Emater em Londrina, Paulo Roberto Mrtvi, informa que o programa estadual – antes chamado apenas de Trator Solidário – passou a financiar colhedoras em setembro do ano passado. Atualmente, na região de Londrina, existem outras três solicitações de financiamento em tramitação. Ele calcula que esta primeira colhedora beneficie, com a prestação de serviço dos irmãos Céu, cerca de 15 famílias na região da Warta e Heimtal.

Cristina Luchini/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.