Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Balanço completo da temporada foi apresentado durante a Expo Londrina; evento reuniu representantes da cadeia produtiva e marcou o encerramento da 12ª temporada do projeto

Nesta safra, a soja vai ultrapassar a marca histórica registrada no ciclo passado tanto em produção quanto em exportação, confirma a Expedição Safra. O Brasil vai colher mais de 116 milhões de toneladas e embarcar mais de 70 milhões de toneladas da oleaginosa, volume que consolida a posição do país como maior exportador mundial do grão. A safra recorde, apurada pelo projeto técnico-jornalístico ao final do ciclo, confirma a projeção inicial feita ainda em outubro do ano passado, quando a temporada 2017/18 estava na fase de plantio.

“O mercado e o governo trabalhavam com uma cifra em torno de 110 mi (t). O campo surpreendeu positivamente, principalmente no Matopiba”, destacou o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, durante o seminário técnico de encerramento da temporada 2017/18. O evento ocorreu na sexta-feira (06), durante a Expo Londrina e reuniu representantes de todos os elos da cadeia produtiva de grãos.

Para o coordenador da Expedição Safra, os números surpreendentes deste ciclo, principalmente no caso da soja, abrem uma janela de oportunidades para o Brasil, especialmente depois do início da guerra comercial entre China e Estados Unidos. “No ano passado, o Brasil exportou 68 milhões de toneladas, 12 mi (t) a mais que os Estados Unidos, maior produtor mundial. A política protecionista dos Estados Unidos e a recente retaliação da China vão favorecer o Brasil. Não é um cenário permanente, mas é uma janela de oportunidade que precisamos aproveitar”, defende.

Roteiros

Entre os meses de dezembro de 2017 e abril de 2018, a equipe de técnicos e jornalistas percorreu 12 estados brasileiros e os principais países produtores de grãos da América do Sul (Argentina, Paraguai e Uruguai). O último roteiro contemplou a região do Matopiba, formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Depois de duas temporadas de quebra, os quatro estados colhem uma safra excepcional, de mais de 12 milhões de toneladas de soja.

Asimp/Expedição Safra

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.