Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Expedição começará nesta quinta-feira, dia 29, com evento para produtores rurais em Chapecó/SC

Santa Catarina será o ponto de partida do Rally da Safra 2015. A Equipe 1 da expedição será dedicada à avaliação de lavouras de milho verão e percorrerá polos com alto investimento de tecnologia, o que deve resultar em ótimas produtividades. As atividades do Rally terão início na noite da quinta-feira, 29, com palestra sobre mercado de soja e milho para produtores proferida por Marcos Rubin, sócio-analista da Agroconsult, organizadora do Rally. No evento, serão também abordados temas como refúgio, manejo de doenças, armazenagem e mecanismos de proteção de preços. No dia seguinte, dia 30, haverá novo evento em Cruz Alta/RS (veja locais e horários abaixo).

A estimativa é encontrar na Região Sul uma produção menor que a do ano passado, impactada pela redução de área. Segundo levantamento da Agroconsult, a área deve ser reduzida em 14,6%, o que levará a uma diminuição de 9% na produção, chegando a 13,4 milhões de toneladas na região. Na safra anterior, o volume foi de 14,6 milhões.

Depois de Santa Catarina, os técnicos seguirão para o Rio Grande do Sul, percorrendo lavouras nas regiões de Cruz Alta/RS (dia 30) e de Passo Fundo (31), fazendo amostras e conversando com produtores rurais. Em seguida, visitarão propriedades nas regiões de Campos Novos/SC (01/02), Pato Branco e Ponta Grossa (02/02) e finalizará em Londrina (03/02), no Paraná.

Estimativa de safra

Técnicos do Rally da Safra 2015 iniciam a 12ª edição da expedição com a expectativa de encontrar uma safra recorde, quando o Brasil deverá colher 93,9 milhões de toneladas de soja, aumento de 9% sobre a safra 2013/14. A área plantada aponta para um crescimento de 5% em relação à passada, alcançando 31,7 milhões de hectares, segundo projeção pré-Rally da Agroconsult, organizadora da expedição.

A estimativa para o milho de primeira safra (verão) é de 29,9 milhões de toneladas, queda de 6% em relação à safra 2013/14, em uma área de 6,2 milhões de hectares – redução de 7% sobre a anterior. No Centro-Sul, a previsão é de uma queda mais acentuada, de 12%, se comparada com a safra passada.

Tanto para a soja como para o milho, o cenário é de contrastes. As lavouras vêm se desenvolvendo bem nos três estados da Região Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins e estão sofrendo com a falta de chuvas em Goiás, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Maranhão.

Ao contrário do ano passado, quando houve queda na produção do milho segunda safra, a estimativa este ano é um desempenho maior tanto em área plantada como em produção. A expectativa é de uma área de 9,7 milhões de hectares, 2,5% maior que a safra 2013/14. Já a produção deverá ser de 50 milhões de toneladas, um aumento de 3,7% sobre a safra anterior.

Com relação à rentabilidade do produtor, o cenário não deverá registrar os recordes das últimas safras. Depois de anos de preços muito bons, a estimativa é de uma redução significativa da margem dos produtores, com algumas regiões se aproximando do break even. O ânimo dos produtores e a confiança em investimentos estão menores, o que impacta todo o mercado e a cadeia produtiva.

Roteiro

Na sequência, as Equipes 2 e 3 avaliarão áreas de soja precoce entre os dias 02 e 10 de fevereiro, passando por Goiás, Mato Grosso, Paraná e Mato Grosso do Sul. Já as Equipes 4, 5, 6 e 7 visitarão lavouras de soja entre os dias 23 de fevereiro e 18 de março, no Mato Grosso, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Nesta edição, outras duas equipes avaliarão o milho safrinha entre os dias 24 de maio e 13 de junho, passando por Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, complementando assim os dados levantados pela Equipe 1.

A largada do Rally da Safra 2015 será no dia 29 de janeiro em Chapecó/SC. Durante toda a expedição serão 12 eventos para produtores rurais, com palestra sobre mercado de soja e milho proferida por analista da Agroconsult. Serão apresentadas também palestras técnicas abordando temas como refúgio, manejo de doenças, armazenagem e mecanismos de proteção de preços.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2015 chega à 12ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil, Bayer, Fertilizantes Heringer, Monsanto, Vale, Volkswagen, Pacifil e Ipiranga Lubrificantes com apoio da FIESP, Fundação Agrisus, BM&FBOVESPA, Impar Consultoria no Agronegócio, Universidade Federal de Viçosa e Esalq-Log.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafra e www.facebook.com.br/RallydaSafra

 Roteiro

DATA

MUNICÍPIO

UF

OBSERVAÇÃO

29/jan qui

Chapecó

SC

Concentração da Equipe / EVENTO

30/jan sex

Cruz Alta

RS

Pernoite / EVENTO

31/jan sáb

Passo Fundo

RS

Pernoite

01/fev dom

Campos Novos

SC

Pernoite

02/fev seg

Pato Branco

PR

Pernoite

03/fev ter

Ponta Grossa

PR

Pernoite

04/fev qua

Londrina

PR

Final da etapa / Dispersão

Ana Carolina Silveira/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.