Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quatro projetos pilotos estão sendo implementados por produtores que fazem parte do Projeto de Cafés Especiais e que se dedicam a produção do cereja descascado, no Norte Pioneiro do Paraná

Os produtores de cafés especiais do Norte Pioneiro do Paraná vão dar mais um passo rumo à qualidade. O Sebrae/PR está trazendo uma tecnologia adequada aos pequenos produtores da região do Norte Pioneiro, que visa migrar do cultivo do grão natural para o cereja descascado, com os devidos cuidados relativos à responsabilidade ambiental. O processamento dos frutos envolve as operações de lavagem e descascamento, que podem acarretar danos ao meio ambiente. Pensando nisso, o Sebrae/PR está implementando quatro projetos pilotos na região para fazer o tratamento adequado de água e dos resíduos. Outros produtores poderão se beneficiar da tecnologia, visitando essas propriedades.

Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto de Cafés Especiais, relata que o Brasil é o maior produtor mundial de café. Estima-se que 70% desta produção seja proveniente de pequenas e médias propriedades. Somente as médias e grandes, em sua maioria, fazem uso de máquinas descascadoras de café cereja, que reduzem o volume para a secagem em 40% a 50%, e preservam uma melhor bebida, agregando valor ao produto. No entanto, o alto custo dos maquinários inviabiliza sua utilização pelos pequenos produtores. “Conhecendo essa realidade, estamos trazendo uma tecnologia da Costa Rica com custo baixo e que é acessível aos nossos produtores”, conta Capello.

O projeto terá a contribuição da empresa costa-riquenha, ACERES, que trabalha com café e cacau. O proprietário da empresa, Leonardo Sánchez Hernández, que possui expertise na tecnologia do cereja descascado, uma tradição no país da América Central, foi contratado pelo Sebrae/PR. Segundo Sánchez, a proposta dos quatro projetos pilotos é investir na melhoria da qualidade, por meio do cultivo do cereja descascado, prestando atenção no tratamento da água e da polpa, que são altamente contaminantes.

Um dos projetos que será implementado em uma propriedade em Joaquim Távora visa à redução da quantidade de água no  tratamento. No tratamento por via úmida, na lavagem, o café que vem da roça passa por um tanque para limpar as impurezas do grão e separar os frutos verdes e maduros. Em seguida, selecionados para o processo de despolpamento. “Nossa expectativa é a redução máxima do uso da água como uma forma de minimizar o impacto ambiental. Nosso sistema não pretende eliminar a lavagem, mais sim melhorar a qualidade do café e reduzir o consumo da água”, detalha.

Em todos os pilotos será aplicada uma metodologia de produção mais limpa, que inclui a regulação do pH e a eliminação de sólidos das águas residuais. “Na primeira etapa de tratamento vamos nos concentrar no pH da água e na separação dos resíduos sólidos e sedimentos. E, na segunda fase, nosso objetivo é eliminar entre 60% e 70% da contaminação, para não causar danos inclusive às fontes de água”, explica Sánchez.

Outra tecnologia que será apresentada no município de Congonhinhas pelo especialista da Costa Rica é o uso do biodigestor para o processamento de matéria orgânica. “O equipamento trabalha com bactérias contidas em estrume de animais (gado, suíno, entre outros), as quais degradam a contaminação das águas residuais do café. Esta combinação produz um biogás que será utilizado no fogão do mesmo produtor”, esclarece o consultor Capello.

O caso de maior impacto dentro do Projeto de Cafés Especiais do Norte Pioneiro será realizado em Tomazina, no bairro rural Matão, onde quatro produtores se uniram para melhorar a qualidade do café, adquirindo em conjunto uma máquina para fazer a via úmida. Esse fator permite concentrar em um mesmo ponto os dejetos gerados e dar a eles um tratamento adequado, sem causar danos ao meio ambiente.  A inciativa faz parte da implementação dos projetos pilotos trazidos pela ACERES. “O próprio Sebrae/PR fomenta o associativismo no Projeto dos Cafés Especiais. A ação é uma maneira eficaz de diminuir os gastos e melhorar a qualidade da produção em todas as propriedades envolvidas”, completa Leonardo Sánchez.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.