Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.


Número foi apresentado durante palestra do presidente da ABPA, Franscisco Turra, no evento

A expectativa de crescimento de aproximadamente 2% nas exportações avícolas brasileiras nesse ano foi comemorada durante o V Workshop Sindiavipar: Avicultura do Brasil para o Mundo, realizado nos dias 9 e 10 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), que reuniu mais de 400 pessoas envolvidas com o setor. O número foi apresentado pelo presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, durante sua palestra no evento, com o tema as "Perspectivas da avicultura em 2018".

"Sobre a crise econômica, nós [agronegócio] contribuímos de uma maneira extraordinária: o PIB do agro cresceu 15%. A avicultura não teve desemprego, não vimos uma crise tão profunda.", analisou Turra. Sobre os desafios do ano, destacou a importância da atuação da entidade junto aos órgãos que representam o setor. Já para 2018, o executivo alerta que "ainda há muita coisa para se definir, mas o consumo mundial está aquecido, a produção mundial caiu, o consumo subiu 4,5% e a produção 0,8%. Isso é um bom indicador para países como o Brasil que podem crescer", afirmou.

Enquanto o consumo cresce, as exigências e valores do consumidor também se alteram. Em sua palestra "Perspectivas do mercado mundial de carnes", o especialista em comércio internacional, Osler Desouzart, mostrou a evolução desta percepção. De acordo com ele, nas décadas de 60 e 70, as preocupações eram a quantidade e o prazo de entrega do produto. "Atualmente eu tenho um consumidor que diz 'eu sou o teu presidente’, você tem que atender às minhas exigências e incidentalmente eu não tenho a menor ideia de qual seja'", destacou.

Para se manter competitivo no mercado, uma das palavras imprescindíveis em uma empresa é gestão. O "Controle de custos da produção avícola", por exemplo, está dentro dessa função, e foi o tema da palestra do suporte técnico internacional da Cobb-Vantress, Vitor Hugo Brandalise. A dica do especialista é focar mais em custo de produção do que eficiência operacional. "Muitas vezes a eficiência, somente resultado de desempenho, não é o mais econômico. Então nós temos que trabalhar muito em custo", declarou.

Além da gestão dos custos, o cuidado com a equipe é essencial. "Esse negócio chamado avicultura depende de pessoas, tanto as que lideram quanto as que são lideradas. São os técnicos que estão visitando as propriedades rurais e também os proprietários do local. Nós não lidamos diretamente com os animais, nós lidamos com um conjunto de fenômenos que passa pelo ser humano", afirmou o especialista em nutrição animal e diretor global de contas estratégicas da Cargill Animal Nutrition, Mário Penz, que ministrou sua palestra "Liderança e gestão de pessoas.

Sanidade e bem-estar

Assuntos técnicos também pautaram as discussões do V Workshop Sindiavipar: Avicultura do Brasil para o Mundo. Entre os temas "OIE: Sanidade Avícola", trazido pelo representante Regional da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Luis Barcos, "Aditivos: Alternativa aos antibióticos", palestrado pelo gerente técnico da Anpario, Leonardo Aguiar do Amaral, e "Nutrição matriz pesada: foco na progênie", ministrado pelo assessor técnico da Vaccinar, Cláudio Franco. Também fizeram parte da programação de palestras: "Controle das salmoneloses através da biosseguridade", apresentada pela gerente de produtos da Zoetis, Eva Hunka, e "Defesa Sanitária: Como superar nossos desafios", do diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Inácio Kroetz.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, a principal proposta desta edição do evento foi apresentar soluções e perspectivas para os próximos anos. "Tivemos a presença de especialistas de todas as estapas da cadeia produtiva. Com isso, foi possível entender as transformações e tendências em todos os processos", ressaltou.

Realização

O V Workshop Sindiavipar: Avicultura do Brasil para o Mundo é uma realização do Sindiavipar com patrocínio diamante do Grupo Fiep, Zhengchang, Vaccinar, COBB e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE, patrocínio ouro da Brasilit, patrocínio prata da Anpario, Cargill - Nutron, Zoetis e Boehringer Ingelheim e o patrocínio bronze da Adisseo, PTI - Núcleo Oeste em Desenvolvimento, Duraflex, Agroceres Multimix, Yamasa e Plasson. O evento conta também com o apoio institucional de O Presente Rural, AviSite, ABPA, Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná (Sindivet-PR), Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), Adapar, Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Revista Ave World, Copagril e Frango Sabor Caipira.

Asimp/Sindiavipar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.