Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A 2ª fase do Vestibular 2016 da UEL registrou um índice de abstenção de 1.071 candidatos, ou seja, 12,46% do total 8.596 candidatos aprovados na 1ª etapa. O número reflete a época de realização da prova, normalmente aplicada em dezembro. No domingo (31) a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) registrou 1.010 ausentes. Nesta segunda (1º) outros 61 candidatos deixaram de comparecer.

Segundo coordenadora da Cops, Cristina Bulhões, a aplicação do Vestibular no final de janeiro ocorreu quando muitos estudantes já definiram seus planos de estudos e carreiras, após a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), utilizado como parte do processo seletivo de centenas de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas.

Por outro lado, a coordenadora afirmou que a 2ª fase foi bastante tranquila, marcada por poucos atrasos de candidatos. A violência registrada em Londrina durante o final de semana, que provocou reforço no policiamento em vários pontos da área urbana, não afetou o concurso.

Sobre as provas desta segunda-feira (1º), quando os candidatos responderam 12 questões discursivas de Conhecimentos Específicos, a professora explicou que, apesar de aparentemente curta, o candidato preparado normalmente utiliza as quatros horas disponíveis para responder e passar as respostas a limpo, na folha definitiva. "É uma prova trabalhosa, onde constam questões que exigem leitura, interpretação e resolução", avaliou a coordenadora.

Nesta terça-feira (2) serão aplicadas somente no CTU e CESA as Provas de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico. O horário das provas é das 8 às 11 horas, e das 14 às 18 horas. 

Redações

Sobre o conteúdo da prova de domingo, quando foram aplicadas as redações, a professora explicou que foram solicitadas duas redações. A primeira desafiou o candidato a escrever um conteúdo opinativo entre 16 e 20 linhas a partir de dois textos sobre tecnologia. A segunda redação solicitava uma produção de até 10 linhas, a partir de uma tira do personagem Edibar, publicada na imprensa local. A tirinha apresenta um ruído na comunicação entre as personagens.

As propostas de redações estão disponíveis no endereço www.cops.uel.br, onde os Vestibulandos também podem acessar o gabarito provisório das provas de Línguas e Literaturas (30 questões), além de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa (20 questões).

O resultado final do Vestibular 2016 será divulgado em 14 de março, ao meio dia, também no endereço www.cops.uel.br.

Agência UEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.