Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Sociedade Rural do Paraná (SRP) participou da 2ª reunião do Bloco V do Plano Estratégico do Programa Nacional da Febre Aftosa (PNEFA), em Curitiba, quando foi apresentado que o Paraná está avançando nas questões sanitárias, faltando poucos itens para o atendimento pleno da auditoria feita pelo MAPA.

A SRP manteve na reunião e mantém a sua posição contrária ao isolamento do Paraná de forma independente, em defesa principalmente da ovinocultura e bovinocultura e de toda a cadeia envolvida (casas de agro, curtumes, frigorífico, entre outros). A posição da entidade é favorável ao avanço do status sanitário de “Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”, mas não isoladamente fora dos outros estados do Grupo V (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, que já é, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso).

Esta oposição está referendada nos estudos feitos por instituições e entidades de renome nacional como ESALQ, Athenagro e também de profissionais conceituados, citamos aqui, Dr. Amauri Alfieri, mestre em virologia, doutor em biologia e professor de virologia e de doenças infecciosas, da UEL; Dr. Sérgio de Zen, mestre em ciências e professor do doutorado da USP e da ESALQ e do Dr. Maurício Nogueira da Athenagro, que mostraram nos trabalhos as preocupações sobre a volta da febre aftosa e problemas econômicos com a paralisação isolada.

Apesar das diversas Sociedades Rurais, Associações do Agro, SRP e ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) mostrarem as suas preocupações e apresentarem os estudos realizados, as argumentações foram consideradas irrelevantes pelos representantes das outras cadeias e autoridades do MAPA, que estão programando a paralisação da Vacinação em maio e a movimentação do rebanho em setembro de 2019.

A Sociedade Rural do Paraná sempre lutará pelo bem de toda a cadeia pecuária, independente da decisão, mas deixa claro que o Estado deverá levar em conta as consequências de um fechamento de empresas da cadeia produtiva da carne (ovina e bovina) no Paraná, o fluxo de animais entre os estados, principalmente São Paulo e Mato Grosso do Sul, para recria e engorda e a estrutura sanitária de fiscalização necessária.

Asimp/Sociedade Rural do Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.