Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Não bastassem as reformas estruturais que o país carece para eliminar o atraso e manter sustentabilidade e competitividade no mundo globalizado, ainda existe, no campo tecnológico, a inaceitável reação do antigo contra o moderno. Noticia-se que as operadoras de celular e internet – hoje com padrões 3G e 4G – vêem com preocupação a entrada da internet de quinta geração (5G), que o cronograma prevê a disponibilidade ao assinante brasileiro em 2022. Com velocidade largamente maior que as de 3 e 4G, que hoje abrangem 98% do sistema nacional, a 5G deverá tornar desnecessária a utilização de cabos entre os provedores e os assinantes, pois sua distribuição se fará por torres de celular. Também tornará dispensáveis as operadoras de TV por assinatura, já que tudo poderá estar na rede, diretamente do produtor para o consumidor. Mesmo com o 4G, de menor velocidade, já existem disputas judiciais entre operadoras e produtoras que almejam eliminar a presença do intermediário.

A questão da televisão, ainda, é a menor. Pela sua eficiência – a grosso modo 100 vezes mais rápida que a 4G – a internet 5G abrirá acesso à chamada internet das coisas. Através dela funcionarão automóveis sem motorista, câmeras de segurança, fechaduras eletrônicas, casas inteligentes, indústrias e estabelecimentos de saúde com operação remota, inclusive para procedimentos de alta complexidade. Será uma revolução tão ou maior que a chegada da própria internet, que reduziu o mundo à sonhada aldeia global em que o tráfego de informações e imagens, antes dependente de transporte postal, passou a ocorrer na velocidade da luz.

A meta do governo é leiloar as concessões do 5G no primeiro trimestre do próximo ano. É importante que esse cronograma seja mantido, apesar das apreensões dos operadores do sistema atual. É a inexorável evolução tecnológica que, com sua chegada, elimina processos  antigos em favor de novos mais eficientes e econômicos. Assim já ocorreu com o cinema, a fotografia, o aparelho de fax, as máquinas de escrever e calcular, a gráfica tradicional, e centenas de outras coisas outrora fundamentais. Muitas delas foram segmentadas e o formato tradicional hoje tornou-se peça de museu. É o novo assumindo o lugar do antigo, com vantagens trazidas pela tecnologia.

Esperamos a mão forte e especializada do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes – nosso astronauta e cientista vinculado à NASA – garantindo a fluidez do processo e a disponibilização da tecnologia 5G aos brasileiros. Que se procure resolver as aflições dos atuais operadores e, sempre que possível, inseri-los nos novos processos, mas nunca aceite ou permita que possam, por interesses corporativos, atrasar o acesso às novas plataformas. Delas dependem a competitividade nacional, a renda, a produção e o bem-estar da população.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.