Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As agressões sofridas por dois policiais – um deles feminino – domingo último, na Vila Brasilândia (zona norte de São Paulo) instalam o temerário quadro da anarquia. A equipe, ao deparar com dois indivíduos trafegando sem capacetes numa moto com a placa coberta, iniciou a perseguição. Os suspeitos abandonaram o veículo na frente do local onde se realizava um baile funk e se misturaram às pessoas que ali se encontravam. Ao tentarem a abordagem, os militares foram agredidos com socos, pontapés, garrafadas e até golpe de estrangulamento. Um indivíduo tentou desarmar o agente e algu&ea cute;m gritava “vão matar os polícias”. Preso em flagrante, o envolvido teria dito pertencer à facção PCC (Primeiro Comando da Capital) e, mesmo assim, restou liberado na audiência de custódia, segunda-feira.

Quando o policial em serviço é desrespeitado ou agredido, a ofensa não deve ser encarada como pessoal, mas uma ação contra o Estado, que esse funcionário representa. Logo, ali, o ofendido foi o Estado, o que demonstra a insubmissão e a audácia do crime organizado, cumulada com a certeza da impunidade. Os esquemas criminosos são tolerados ao ponto de seus integrantes demonstrarem força de quem pelo menos pensa dominar o Estado.   Na situação criada pelas leis que norteiam a política de segurança p& uacute;blica das últimas décadas, o trabalho da polícia é escancarada e ousadamente confrontado e alvo de manifestações muita vezes violentas dos desordeiros e criminosos que, valendo-se do estado de impunidade, não sofrem qualquer tipo de consequência. Com isso, periclita a segurança pública e avançam os esquemas criminosos, cada dia mais ousados e violentos.

As inadmissíveis cenas da Brasilândia, estão recuperadas em vídeo.  Espera-se que as autoridades nelas tenham o ponto de partida para a devida criminalização dos que agrediram os policiais e, no mínimo, impediram a sua ação, que é um serviço do Estado. É preciso que os atos antissociais comecem a ser combatidos, como ocorreu no passado distante. A sociedade, majoritariamente composta por cidadãos de bem, não pode continuar convivendo com esse estado de coisas, onde os criminosos agem acintosamente e impedem o poder público de proteger a população. A politização da segurança e a falsa premissa de que todo criminoso é uma vítima da sociedade e os policiais são truculentos levou os demagogos a produzirem leis e procedimentos que deseducam e dão a entender que o certo é o crime e o errado é o seu combate. Isso chegou ao atual quadro, onde os criminosos enfrentam a polícia porque sabem que, num confronto, é mais fácil eles saírem como vítimas e o policial ainda ter de responder processo insuflado pelos inimigos e críticos institucionais da classe e da corporação policial, muitos deles incrustados na própria estrutura do poder.

Rejeitamos a polícia truculenta. Mas não podemos admitir desordeiros e criminosos com o direito a impedir que os policiais cumpram com sua finalidade, que é constitucional. É preciso  as forças da sociedade e parlamentares realmente comprometidos com a segurança  começarem a propor leis mais contemporâneas e, principalmente a revogação da legislação leniente e inócua que empodera o bandido e impede a polícia de agir. Não tivéssemos essa legislação equivocada, certamente o agres sor da Brasilândia e tantos outros que costumam enfrentar a forças de segurança não teriam sido libertos tão rapidamente e, quando o fossem, iriam conter seus ânimos.

Urge manter o “imperium” do Estado, a autoridade de seus agentes e, ao mesmo tempo, conter os arroubos dos transgressores. O quadro adverso já foi longe demais, a ponto de policiais serem perseguidos e até sacrificados por aqueles que impediram da prática ilícita. Sem a volta do equilíbrio, a vida em comunidade ficará cada dia mais difícil.

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.