Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Importante a declaração da atriz e escritora Fernanda Torres, de que a Cultura deve existir e viver independente do Estado. Em isso acontecendo, só serão ofertados ao público espetáculos e empreendimentos que tenham a aceitação da clientela e o setor restará livre da influência nefasta dos que tentam impingir à população ideologias e práticas alheias ao seu interesse. Estarão alijados projetos como aqueles que destinaram milhões de reais para a produção de biografia de indivíduos inexpressivos e para sustentar espetáculos que não conseguem emplacar através da bilheteria, como aconteceu durante anos na temerária aplicação da Lei Rouanet.

Quando a lei de incentivo entrou em vigor, formaram-se esquemas que desvirtuaram seus propósitos e durante muito tempo drenaram os recursos para figuras ideologicamente alinhadas com os governantes de plantão, amiguinhos dos executores e detentores de artes sem qualquer interesse popular. Os verdadeiros necessitados de apoio – os principiantes, por exemplo – ficaram fora. E a prática mostrou abusos como o uso das verbas de incentivo para pagamento de festas de casamento e outros eventos não culturais e particulares cuja devolução ao cofre público, por justiça, deveria ser exigida. Toda a dinheirama colocada nos bolsos dos artistas é resultante de renúncia fiscal e, não fosse o uso indevido (e até criminoso) poderia ter custeando remédios, educação, segurança e outros itens de primeira necessidade que durante muito tempo vêm sendo negligenciados.

É preciso difundir junto à população que democracia não é uma ideologia, mas uma forma de vida em sociedade. É o instrumento em que o cidadão é livre para votar e apoiar aquele que melhor atenda suas aspirações e interesses. Infelizmente, o termo tem sido usurpado ao longo das história. O ditador Getúlio Vargas se autorotulava democrático, os militares de 1964 também e, até os dias de hoje, os esquerdistas, que pregam a ditadura do proletariado, o fazem “em nome da democracia”. Cada momento teve sua justificativa para a prática distorcida. Mas hoje, quando temos um governo e um Congresso eleitos livremente, a apuração de crimes cometidos por ex-governantes e figurões da política e um judiciário em funcionamento, é tempo de lutar pela verdadeira democracia.

Vamos acabar com a interesseira polarização direita-esquerda e com os artifícios de grupos de pressão para sobreviver às custas do dinheiro público. A reforma tributária, que começa a ser discutida, tem de acabar com privilégios e buscar a justiça fiscal para conseguir que todos paguem seus impostos e ninguém os pague além do que é justo. Também é preciso cessar o permanente clima de disputa eleitoral, que atrapalha o trabalho dos poderes constituidos e prejudica diretamente a população. Numa verdadeiras democracia, todos devem ser livres para pensar e optar, mas, em hipótese alguma, é dado a alguém o direito de viver de privilégios ou de descumprir as leis... 

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br  

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.