Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A intensa pregação dos direitos sem a correspondente observância dos deveres é um dos indutores da crise econômica e social que o Brasil experimenta neste que parece ser o ocaso da fase denominada Sexta República. O discurso fácil e mistificador dos que falavam em democracia e agiam em busca objetivos político-eleitoreiros ou até ditatoriais e – pior ainda – o assalto aos cofres público, de onde o dinheiro destinado à prestação de serviços ao povo era desviado para a manutenção do esquema de poder e de sua elite corrupta, nos legaram um país doente. O povo, nas eleições, se posicionou contra este estado de coisas e, agora, os eleitos têm pela frente a missão de promover as mudanças.

Toda forma de desobediência deve ser fortemente rechaçada. O enquadramento e punição dos que depredam bens, bloqueiam vias e tentam impedir o cumprimento da lei e da ordem, têm de acontecer para acabar com ações de represália praticadas por marginais, invasão de propriedades pelos ditos movimentos sociais, intermináveis greves no serviço público e uma série de outros comportamentos que são ilegais mas foram tolerados durante anos pelos governantes ideológicos ou fracos. Até as facções criminosas que hoje agem e ameaçam todo o país, só cresceram porque os governos foram omissos. As propostas do ex-juiz Sergio Moro, futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, para o maior controle da área têm tudo para devolver ao país pelo menos uma parte da segurança e tranquilidade perdidas. Espera-se que o Congresso Nacional as aprove e até aperfeiçoe, se possível, e que o Judiciário se mantenha isento e cuidando apenas de suas atribuições, sem judicializar a ação política.

A degradação institucional a que nosso país chegou é imensa. Tudo ocorreu porque os temerários líderes da redemocratização, no afã de se diferenciarem dos militares de 64, a quem chamavam ditadores, vestiram a fantasia de democratas e instituíram o tempo do tudo pode, levando à ruptura do respeito e ao descumprimento proposital das leis. Ousou-se, inclusive, aprovar instrumentos para afrouxar a aplicação da pena e promover o enfraquecimento das polícias e de todas as instituições encarregadas da proteção da sociedade. O resultado é a guerra urbana instalada em toda parte, desde a metrópole até aos pequenos municípios interioranos, o medo da população acuada e a transformação da vida do cidadão num absoluto inferno.

A grande tarefa do presidente, governador, ministros e secretários – que assumem a 1º de janeiro – é recolocar a casa em ordem. Para tanto será necessário retirar da estrutura todos os protegidos políticos que ali estão apenas para receber salários, e prestigiar o funcionalismo de carreira, evitando que funções e repartições, em vez de prestar os serviços que justificaram sua criação, sejam utilizadas em ações políticas e ideológicas. O servidor deve se ater às funções constante de seu cargo. Nada impede que também faça política, mas isso deve ser fora do seu horário e local de trabalho. O povo, destinatário dos serviços públicos, merece respeito...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.