Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Do tradicional “Feliz Ano Novo!” até o “Grito de Carnaval”, tudo parecia normal, no “país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza...” Mas um silêncio de profunda incerteza e insegurança tomou conta do ano em que o mundo parou.

Ficamos aflitos quando, no dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), até então sem cura e sem vacina.

A partir da constatação dessa dura realidade, tivemos que nos adaptar aos novos hábitos cotidianos. Surgiram acessórios de proteção e uso obrigatório como máscara e álcool em gel, além de mais rigor e frequência na higienização das mãos.

As Igrejas e escolas, os cinemas e estádios de futebol foram fechados, e depois, reabertos com limitação de público, para evitar a aglomeração de pessoas e mais contaminações. Estabeleceu-se o “novo normal”.

Começaram a fazer parte do nosso vocabulário expressões como “distanciamento social” e “isolamento social”, além do imperativo: “fique em casa”, que nos remete à empatia e resiliência. Empatia significa capacidade de sentir o que a outra pessoa sente e se colocar no lugar dela; resiliência vem do latim: Resilire, que significa “voltar atrás”, capacidade de fazer uma revisão de vida e lidar com os próprios problemas, para sobreviver e superar momentos difíceis.

O trabalho em casa (home office), que já era uma tendência por conta das novas tecnologias de automação de escritórios, tornou-se uma solução segura para muitas profissões e, em muitos casos, até garantia do emprego.

Na tentativa de evitar a transmissão do vírus, principalmente para pessoas idosas ou com doenças crônicas – “grupo de risco” –, até as tradicionais reuniões familiares sofreram restrições. E a convivência passou a ser por meio das chamadas de vídeo, salas de bate-papo e das lives nas redes sociais e aplicativos. “Santa Invenção!”

Com um olhar minimamente otimista, podemos perceber as conquistas desse novo tempo: Adotamos novos hábitos comportamentais, de higiene e prevenção, para conter esse e outros surtos causados por vírus. Inclusive, estudos em diversos países mostram que as medidas tomadas contra a covid-19 tornaram outras doenças respiratórias virais menos frequentes e menos letais. Há mais colaboração entre pessoas, equipes e instituições, visando à superação da gravíssima crise sanitária e socioeconômica mundial.

A comunidade científica está compartilhando suas melhores ferramentas a serviço da investigação sobre as alterações genéticas desse vírus, desde que a China relatou a existência do novo coronavírus à OMS, no final de dezembro de 2019. Foram desenvolvidas técnicas e testes para o diagnóstico da doença e iniciada a corrida por uma vacina, visando à imunidade coletiva. Pesquisadores têm se dedicado incansavelmente na busca por um tratamento eficaz, com foco no combate ao vírus e no fortalecimento do sistema imunológico.

A sociedade começou a entender que a solução vem da ciência e passou a ter interesse por pesquisas, com a colaboração de cientistas, que também têm se esforçado para se comunicar melhor.

Uma coisa é absolutamente certa: quando essa pandemia passar – com a vacina ou com a cura –, nos sentiremos bem-aventurados, agradecidos por esse aprendizado, um legado que nos tornou melhores, mais humanos, mais solidários e fraternos, para vivermos um novo tempo.

E, mesmo que haja prorrogação, podemos entregar “A Deus 2020” e desejar um Feliz Ano Novo!

José Expedito da Silva é jornalista e apresentador do Jornal Café da Manhã, pela Rádio Canção Nova. 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.