Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Desculpe-me, eu errei. Estou mal, a culpa é minha!” Com que frequência você pronuncia essas frases? Sabemos que admitir um erro ou reconhecer uma falha é difícil!

Somos preparados para ganhar, ter sucesso, mas pouco nos dispomos ao fracasso. Em casa ou no trabalho, reconhecer as limitações e assumir as consequências de um ato falho é para os fortes e corajosos. Normalmente, agimos na defensiva, justificando tais ações com argumentos cansativos ou transferindo a culpa para os outros. Mas tal atitude é muita energia gasta de forma errada, gerando danos físicos e mentais.

Há um medo do apontamento, de perder o conquistado, um medo do julgamento alheio, de parecer-se vulnerável. Mas afinal, quem nunca errou?

Algumas situações que já acompanhei pela imprensa me fazem crer no ser humano ético e sincero. Uma delas foi ver um árbitro reconhecer que errou ao punir um jogador com cartão. Ele admitiu para os jornalistas, em rede nacional, com lágrimas nos olhos, temendo a punição que receberia. Também a de um jogador de futebol que livrou o adversário de uma penalidade injusta, admitindo a própria falha. 

Outro motivo de surpresa: numa importante premiação do cinema, ocorreu uma confusão na hora da entrega de um dos prêmios principais. No outro dia, a pessoa responsável pelo equívoco estava falando com toda a imprensa, explicando o acontecido, expondo-se, sem fugir das responsabilidades que lhe cabiam.

Essas são atitudes raras em nosso cotidiano! Exemplos de que a melhor saída para os erros é enfrentá-los e não querer escapar a todo custo. Acostumamo-nos tanto com o errado, que fazer o certo causa espanto ou até mesmo serve de chacota entre os mais próximos. Como se o mundo fosse dos espertalhões, que não passam de tolos querendo tirar vantagem de tudo e de todos.

Numa atitude de impulso ou até mesmo de defesa, é mais fácil desviar-se ou apontar para o próximo. Encarar as próprias falhas é um processo dolorido e de crescimento, que pode gerar bons frutos como um novo cargo, a liderança de um projeto, a empatia de um chefe e o respeito da família. Trata-se de um exercício de humildade, de autoconhecimento e uma oportunidade para ressignificação de nossas atitudes e encontro de novos caminhos.

Afinal, não nascemos completos nem preparados. Passamos por aprendizados, mudanças que nos trazem novas lições. Situações inesperadas podem ser enfrentadas com clareza e verdade, basta estarmos abertos para entendermos os ciclos. Caso você se identifique nesta condição, aproveite a chance para refletir e tentar melhorar. A transformação está em nós e não nas pessoas ou coisas.

Mantenha-se numa postura transparente, sem esconder seus pontos fracos perante os demais. Julgar-se autossuficiente pode ser uma armadilha para sua evolução. Somos humanos em busca de melhorias, sempre!

Ioná Piva é professora da Faculdade Canção Nova (Jornalismo e Rádio e Televisão). Mestre  em Comunicação Social pela linha de pesquisa Inovações Tecnológicas na Comunicação Contemporânea

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.