Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde que se tornaram disponíveis, as redes sociais transformaram-se no grande concorrente da imprensa regularmente estabelecida. O avanço da tecnologia digital e, principalmente, a eficiência, disponibilidade e capilaridade da rede e seus aplicativos fizeram da internet um espaço inicialmente louvado como democrático e libertador. Mas a falta de normatização no devido tempo conduziu ao impasse hoje vigente e ameaçador. Ao redor do mundo, a comunicação pela rede já provocou instabilidade político-institucional, liquidou governos e governantes, além de ensejar o surgimento de novas e até então improváveis lideranças. O mais assustador é que as ondas digitais surgem avassaladoras e tendem a atuar como os tsunamis, devastando e modificando por completo a vida na superfície atingida.

Os veículos de comunicação foram os grandes propagadores de cultura, hábitos, necessidades, ideologias e formas de vida em sociedade. Assim ocorreu por séculos, desde quando Johannes Gutenberg – que viveu de 1400 a 1468 - inventou a tipografia e tornou possível a popularização da Bíblia e de outros conhecimentos até então escritos à mão e disponíveis a poucos privilegiados que, por detê-los, levavam vantagens sobre os demais. Depois dos livros, os periódicos - publicações menores e de prazo de validade curto e pré-definido – ensejaram o grande salto da sociedade, que evoluiu por ter acesso às informações úteis e necessárias. Nasceram os jornais, revistas, folhetos e, no formato destes, as informações também incorporadas aos meios eletrônicos do rádio e da televisão, quando do seu surgimento. Os grupos de comunicação se estruturaram e até hoje prestam relevantes serviços às comunidades onde estão inseridos. Cada um com seus objetivos, equipe profissional treinada e esquemas de trabalho compatível.

O fenômeno da internet, popularizado a partir da segunda metade dos anos 80, instalou-se sem que a sociedade - e principalmente os produtores de comunicação - percebessem onde aquela inovação poderia chegar e os riscos que representava. Ao lado das facilidades de comunicação em grandes distâncias e o ensejo de muitas atividades que dependem de veiculação rápida e eficiente, vieram as redes sociais. Em principio não se buscou regulamentos e quando alguns governos – tanto para o bem quanto para o mal – tentaram impor restrições e marcos regulatórios severos, o meio já era suficientemente forte para reagir e assim fez. Hoje há uma verdadeira guerra entre as tendências políticas, ideológicas, religiosas e outras, assim como  a preocupação das autoridades quanto a evitar crises.

O problema é mundial. Mas, no Brasil, enfrentamos hoje as lutas entre apoiadores e adversários do governo e, inclusive, os duvidosos inquéritos abertos a mando do Supremo Tribunal Federal sobre o que se denominou “milícias digitais”. As manifestações chamadas para o próximo 7 de setembro, por exemplo, têm sua base nas redes sociais e ninguém é capaz de prever – com relativa segurança – que tamanho atingirão. As principais mobilizações públicas dos últimos anos e, inclusive, as duas ou três últimas eleições, também tiveram grande participação das redes sociais e seus recursos. Hoje os partidos, seus filiados e pretendentes a candidaturas têm grande preocupação com os limites de uso da rede em campanha.

A rede tornou-se um monstro que, ao mesmo tempo em que faz bem, pode fazer mal à sociedade. Substituem parcialmente e sem limites éticos os veículos regulares de comunicação, que têm tradição, regulamentos e legislação a cumprir. O mais preocupante é que todas as vezes que se fala em regulamentação – ou as próprias plataformas criam restrições de uso – a grita é geral. A população ignora os riscos do mau uso; a tendência geral é protestar contra qualquer proposta de normatização. As boas cabeças do setor e, principalmente, os meios de comunicação, diretos interessados, deveriam se empenhar para a criação de normas compatíveis que evitem ser a internet um meio desmedido de revoluções e desarranjo social. Temos de encontrar a justa medida para a rede, com sua modernidade, nos proporcionar avanços e ficar longe daquilo que possa representar o retrocesso... 

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.