Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Família é um Projeto do Amor de Deus. O Senhor a criou, a ama e sustenta. Desde quando criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, os quis em Família. No mistério profundo da encarnação de Jesus, vemos que Deus escolheu nascer e crescer em uma Família. Nosso Senhor quis ter uma Família para nos dar um modelo, um exemplo a seguir.

A presença de Jesus Cristo nas Bodas de Caná da Galiléia, junto com a sua Mãe, significa que o Senhor quer estar no meio da Família, ajudando-a a vencer todos os seus desafios. E quantos são os desafios da Família nos dias de hoje!

Temos assistido o triste desmoronamento de nossas casas. São lares confiados a nós por Deus, mas construídos sobre a “areia”, como diz o Evangelho. Quando olhamos para a sociedade hoje, vemos muitos casais separados e sofridos, filhos abandonados e carentes que buscam a compensação do vazio nas drogas, no álcool, na violência, na prostituição, no crime, no consumismo. São filhos órfãos de pais vivos. E a família é destruída, porque não foi construída sobre a Rocha - "E grande será a ruína da casa construída na areia" (Mt 7, 24 - 27).

Somos massivamente influenciados pelos meios de comunicação e pelas redes sociais que, em sua maioria, apresentam a família como uma instituição falida. Daí o aumento cada vez maior da depressão, solidão, das doenças psicológicas, do suicídio e tantas outras realidades.

O cenário atual é bem angustiante, mas não muda a essência do que é a Família, o seu fundamento e a sua importância em nossas vidas.

A nossa vida em família é feita de detalhes, pois como dizia nosso saudoso padre Léo "ninguém tropeça em montanha, mas nas pedrinhas ao longo do caminho". São João Paulo II ensinava que "educar é conquistar o coração". Em cada situação, nas nossas famílias, devemos agir com AMOR. É o amor que deve permear os nossos relacionamentos familiares, como refletiu o papa Francisco na Catequese de 27 de abril de 2016: "não é automático que quem frequenta a casa de Deus e conhece a sua misericórdia saiba amar o próximo. Você pode conhecer toda a Bíblia, toda a teologia, mas do conhecer não é automático o amar."

Vivemos no mundo do automático! É só apertar um botão e tudo acontece. Vivemos na superficialidade, onde o exterior passa a valer mais do que o interior, o que é um sério problema. É preciso aproximar-se! Às vezes, estamos tão perto um do outro em nossas casas, mas tão distantes. Como diz o ditado popular: "perto dos olhos, mas longe do coração". Precisamos sair da superficialidade nos relacionamentos, principalmente entre nós marido e mulher, pais e filhos. Temos que sair do automático! Só me torno próximo daquele de quem me aproximo. Se eu não me aproximo, no dia a dia, com gestos efetivos e afetivos, do meu esposo, da minha esposa, dos meus filhos, eu não me torno próximo.

O convite é para aproximar-se, pois a Família é o “lugar” do encontro, da comunhão e intimidade. A delicadeza, a atenção, o carinho, tudo isso é muito importante. Eu preciso ser melhor dentro de casa!

Nossa missão específica na Família é cuidar daqueles que Deus nos confiou. E Ele diz para não medirmos esforços e não economizarmos nesse cuidado, pois quando voltar nos pagará o que tivermos gasto a mais (Lc 10, 30 - 35).

Quando chegarmos no céu o Senhor nos perguntará: O que você fez do seu matrimônio? O que você fez da sua família?

Esperamos ouvir do Senhor, tanto nós quanto você: “Obrigado meu filho, minha filha! Você cuidou com amor, carinho, paciência daqueles que Eu lhe dei. Vem, entra para o gozo do teu Senhor!"

Tânia e Rubens Sabino são missionários da Comunidade Canção Nova há 24 anos, casados há 20 anos e pais do Isaac, do Miguel e da Mariana.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.