Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde que a democracia foi apresentada ao povo como panacéia para resolver todos os males da sociedade, e que os políticos – inclusive os que pegaram em armas na tentativa da implantar a ditadura do proletariado – autoproclamaram-se democratas empedernidos, há um esforço permanente para enfraquecer as forças do Estado. Governantes demagogos e incompetentes chegaram a proibir a polícia de subir ao morro e atuar no combate ao crime em áreas periféricas, onde os políticos dominantes vislumbravam conquistar votos. Os ilícitos ali praticados ficaram impunes e criou-se o ambiente propício ao surgimento das facções criminosas, milícias e pseudo-organizações sociais que hoje confrontam o poder estatal e periclitam a segurança da população.

O poderio do crime organizado ampliou-se com a liberdade que, na ausência da polícia, obtiveram para traficar drogas e armas, extorquir e tornar refém e massa de manobra a população indefesa, ameaçada na sua integridade física e até de perder a própria vida.  Nesse quadro, ficou cada dia mais difícil a atuação dos policiais, especialmente os militares, que constituem o ostensivo braço armado do Estado e sua força coercitiva. Frequentemente a PM é recebida à bala e, em represália à sua atuação, os criminosos promovem o toque de recolher, fecham o comércio e outros estabelecimentos, queimam ônibus e depredam instalações públicas e privadas. Tornou-se, também, habitual a denúncia de violência policial, mesmo em ocorrências irrelevantes. Tudo numa orquestração destinada a impedir a ação dos guardiões da lei e do Estado.

Além da letalidade própria do ofício, o policial de hoje é alvo dos grupos ocupados em impedir seu trabalho, indispô-lo com a corporação e, principalmente, com a Justiça. Para cumprir a tarefa constitucional e restaurar a ordem, quando encontra resistência, ele é obrigado a usar força e, invariavelmente, o denunciam como praticante da tal “violência policial”. A acusação, via-de-regra, se baseia em critérios subjetivos e na contumaz má vontade dos denunciantes para com a classe. Essa perseguição leva a apurações nas corregedorias e a processos judiciais que podem culminar em condenação e exoneração do serviço. Registre-se, ainda, que os criminosos têm o hábito de perseguir e até eliminar policiais tornados desafetos em razão de sua atividade, e dificilmente são encontrados os autores.

Circulam pelas redes sociais, vídeos onde se ensina a população a produzir, com seus telefones celulares, material de denúncia por violência policial. É algo preocupante porque incita o povo à desobediência civil e ao confronto. O policial, ao ingressar, sabe dos riscos inerentes à profissão. Mas é injusto que tenha, também, de viver sob a mira constante dos que, por razões diversas, contestam o poder estatal. É normal o perigo de confrontos, moléstias e problemas ambientais. Porém, algo tem de ser feito para cessar o ativismo permanente e exacerbado dos que se ocupam em desestabilizar a classe e perseguem seus integrantes. O governo, por suas corporações empregadoras, deve proteger e amparar seus servidores que, com o esforço pessoal e o treinamento recebido, encarnam o poder público e ensejam o cumprimento das leis. A perseguição que sofrem os policiais é indevida e ilegal. Seus praticantes têm de ser identificados, contidos e devidamente punidos...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br  

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.