Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Segundo dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a Amazônia Legal teve uma área de 877 quilômetros quadrados sob alerta de desmatamento, ou seja, uma alta de 5% em relação a 2020, e recorde histórico para o mês de outubro. A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro, englobando 8 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão.

Os alertas foram feitos pelo DETER, sistema que faz o monitoramento florestal – tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação (por exploração de madeira, mineração, queimadas, entre outros motivos). Esse fato, se levarmos em conta a importância de um ecossistema equilibrado, é terrível, pois comprometemos a vida animal, vegetal e toda riqueza pujante do ponto de vista do meio ambiente, que está sendo violado pela ganância dos exploradores, e o pior, o discurso do governo ignora esses dados, haja vista que na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) em Glasgow, o governo montou um enorme espaço para vender a ilusão do compromisso ambiental, o que não é verdade, pois estão sendo promovidos grandes cortes pelo Governo Federal em áreas que seriam fundamentais para a preservação do meio ambiente, com danos de grande impacto.

Com efeito, vivemos uma administração negacionista, que não se preocupa com as consequências das mudanças climáticas e, infelizmente, faz o possível para desacreditá-las ou minimizá-las. Portanto, toda essa política ilusória mostrada ao exterior, afirmando que estamos “enfrentando o desmatamento, e que até 2028 isso não mais existirá”, faz parte íntegra do negacionismo climático, que tem sua raiz nos demais negacionismos do governo, como a desqualificação da ciência diante da pandemia, até um negacionismo conspiratório, por meio do quase discute também uma eventual “conspiração mundial” contra o Brasil visando à Amazônia, até porque, na visão das teorias negacionistas, a Amazônia “não pega fogo” e o desmatamento é obra de ribeirinhos ou indígenas com suas pequenas roças, narrativa esta muito difundida pelos extremistas do agronegócio e seus asseclas, que afirmam de forma contumaz queo aquecimento global se trata de uma “fraude” e que o ambientalismo é comandado por uma “máfia”.

Infelizmente só nos resta promover a conscientização popular sobre a importância da manutenção das riquezas e os benefícios de uma política ambiental responsável, não só para o mundo atual, mas para as próximas gerações.

Fernando Rizzolo é advogado, jornalista, mestre em Direitos Fundamentais - rizzolot@gmail.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.