Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Popularizada a internet, principalmente a partir de 2007, quando o smartphone chegou ao Brasil e transportou a rede de dentro dos computadores para o bolso do usuário, passamos a viver uma verdadeira revolução que alguns chegam a considerar ser a 3ª Guerra Mundial, num formato inusitado. No lugar de fuzis, pistolas, metralhadoras, bombas e tanques bélicos  utilizados no conflito convencional, aparecem as redes sociais e os instrumentos de comunicação contidos no mundo virtual. Tais recursos dão altíssima velocidade e nova dinâmica aos acontecimentos e os efeitos podem potencializar tanto o bem quanto o mal. Daí a necessidade de cautela e comedimento na sua utilização.

Com a presença da rede e suas ferramentas, muitos usuários libertaram o "jornalista" que existe dentro de cada indivíduo. Sem conhecimento técnico, equilíbrio ou limites éticos, parte desses neocomunicadores, no intuito de participar da vida comunitária, exageram e  criam problemas. O principal deles é a "fake-news", ou notícia falsa, em tradução ao pé da letra. Há uma série de variáveis onde até o que não é inteiramente falso torna-se pernicioso porque tratado de maneira tendenciosa e/ou destinada a favorecer uns em prejuízo de outros.

Por causa das fake-news em diferentes circunstâncias é que se aconselha a população a se abastecer de notícias no jornal, rádio, televisão, agência ou até nos sites e blogs cujos responsáveis sejam conhecidos e tenham compromisso com a comunidade a que servem. Sabendo o histórico e a tendência do fornecedor, fica mais fácil crer (ou não crer) na notícia recebida. De outro lado é impossível atribuir credibilidade ao informe que chega anonimamente ou de fonte desconhecida.

Todo veículo de comunicação tem por norma operacional confirmar a informação antes de disponibilizá-la ao seu leitor, ouvinte, telespectador ou seguidor e, sempre que possível, ouvir todos os lados da questão abprdada. O mesmo deve fazer o usuário das redes sociais quando estiver repassando fatos e coisas. Para não fazer apurações (muitas vezes trabalhosas ou improdutivas) o melhor é tratar dos assuntos postando só as notícias oriundas dos meios tradicionais e regulares. Melhor do que correr o risco de transmitir informação incorreta, é reenviar o material publicado na imprensa, ainda que acrescido de comentários que se entenda pertinentes.

Surgidas a partir de 1995, as redes sociais prestam grandes serviços à comunidade. Mas ainda estamos aprendendo a utilizá-las. Os próprios veículos de comunicação com elas interagem cada dia mais, assim como empresas e repartições passam a oferecer à clientela a opção de atendimento e serviços online. As últimas eleições tiveram grande impacto da internet e seus recursos. A Justiça Eleitoral, os partidos políticos e os candidatos precisam encontrar com rapidez a melhor maneira de fazer chegar suas mensagens ao eleitor, tanto pela internet quanto por outros meios, notadamente nesse ano, quando elegeremos prefeitos e vereadores e boa parte do calendário eleitoral tende a ser tumultuada em razão da luta contra o coronavírus...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)  - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.