A integridade do Impresso
Caro leitor...
Recentemente, Londrina recebeu a notícia do fechamento de mais um jornal impresso. O “Nosso Dia”, do Grupo Folha deixou de ser produzido.
Para muitos isso pode soar como “normal”, afinal para a maioria das pessoas, o final dos produtos impressos é quase que inevitável.
Porém, estamos vendo uma desvalorização de um produto local, um produto de informação local deixado de lado. Quem não se lembra em 2015 o fechamento do “Jornal de Londrina”?
É claro que a informação e principalmente os veículos que informam têm que ser atualizados. Vivemos em um mundo aonde a globalização pede mais agilidade e força na internet.
Posso explicar aqui, rapidamente, a importância do impresso:
Cada vez mais as pessoas estão formando nichos. A onda do personalizado e do regional se fortalece diariamente. E com isto os jornais e as revistas do seu bairro, da sua cidade e ou região, são uma excelente opção para divulgar empresas.
Primeiramente, é fundamental que todo empresário, lojista entenda que é preciso divulgar a sua empresa. Seja ela pequena, média, micro ou enorme. Enfim, divulgar é preciso. Senão cairá no esquecimento rapidamente.
Uma empresa pequena e média precisa, ao menos no início, divulgar em veículos pequenos e médios. O investimento é menor e o público alvo mais selecionado. Para lojas e empresas que atendem o público do bairro, ou, da cidade, nada mais indicado do que jornais e revistas de bairros e regionais.
A grande maioria dos jornais e revistas de bairros e regionais são de entregas gratuitos. Os anúncios que constarão no impresso pagarão pela impressão, neste caso. A aceitação é de quase 100%, afinal “é de graça”!
O morador mesmo sem querer, acaba prestigiando as empresas e estabelecimentos perto de sua casa, e da sua cidade. Afinal, nada melhor do que o conforto de se ir a um restaurante, loja ou empresa do lado de sua casa.
Divulgar a sua empresa em jornal ou revista de seu bairro e, de sua cidade, além de acreditar na sua região, é estreitar relações com os moradores do seu bairro ou região.
E não tem melhor ferramenta de marketing do que a conquista de mercado começando pela sua região. Você terá mais fôlego para investir sempre e ganhará clientes fiéis.
Mas como divulgar sua empresa, ler as informações locais de seu bairro se esses veículos estão sendo deixados de lado?
A crise afetou também os meios de comunicação, e para muitos “qualquer um” pode escrever o que bem entender, e isso acaba se tornando “notícia”.
Agora em Londrina temos dois Jornais com periodicidade fixa. Além do Jornal União semanal, a Folha de Londrina permanece diária. E vamos torcer para que esse veículo, que além de tradicional, é confiável se mantenha! E mantenha a verdade em sua integridade.
Henrique da Silva Reis - jornalista, radialista, chefe de redação no Jornal União
#JornalUniãoLeia também: