Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

É grande a luta do jovem cristão contra o vício da masturbação

A prática da masturbação é bastante comum entre rapazes e moças, e um dos principais problemas enfrentados pelos jovens cristãos.

Saiba, antes de tudo, que a masturbação não é indício de distúrbio de personalidade ou de problema mental, mas sim um problema muito antigo na humanidade.

Já o ‘Livro dos Mortos’ dos egípcios condenava a masturbação por volta do ano 1550 antes de Cristo. Pelo código moral dos antigos judeus, era considerado pecado grave.

Encontrei homens casados que continuavam a se masturbar, embora tivessem uma vida sexual regular com a esposa. Isso mostra que o vício da juventude continuou e prejudica o casal.

Embora as aulas de “educação sexual”, muitas vezes, ensinem que a masturbação é normal e até necessária, na verdade são contra a natureza e a lei de Deus. Infelizmente, nessas aulas e cartilhas sobre o assunto, os alunos são aconselhados a não terem sentimentos de culpa, angústia ou ansiedade, e ensinam que não é prejudicial à saúde. Isso não é verdade! Muitos médicos afirmam que ela é prejudicial ao jovem tanto física quanto psicologicamente.

O que a Igreja ensina a respeito da masturbação?

A Igreja ensina que é um ato desordenado.

Embora defendida por muitos como “algo normal”, a Igreja ensina que isso não é verdade: “Na linha de uma tradição constante, tanto o magistério da Igreja como o senso moral dos fiéis afirmam, sem hesitação, que a masturbação é um ato intrínseco e gravemente desordenado”. “Qualquer que seja o motivo, o uso deliberado da faculdade sexual fora das relações conjugais normais contradiz sua finalidade” (Catecismo, §2352).

Atitudes na luta contra a masturbação

Para lutar contra a masturbação são necessárias várias atitudes:

1. Tenha calma diante do problema

Você não é nenhum desequilibrado sexual, nem impuro ou uma prostituta em potencial. Você não é uma aberração, porque se masturba.

2. Corte todos os estimulantes do vício

Jogue fora todas as revistas pornográficas, livros e filmes eróticos que você costumava ver. Não fique olhando para o corpo das moças ou dos rapazes, alimentando a sua mente com desejos eróticos.

Deixe de assistir aqueles programas de TV que, cada vez mais, jogam pólvora no seu sangue. A TV é hoje um dos piores venenos para o jovem que luta contra a masturbação. Fuja dos “sites” eróticos da internet.

3. Faça um bom uso de suas horas de folga

Aproveite o tempo para ler um bom livro, praticar esportes, sair com os amigos, caminhar etc. Não fique sem fazer nada, especialmente na cama, pois “mente vazia é oficina do diabo”.

4. Não desanime nem se desespere nunca

Lute, diariamente, contra a masturbação, mas, se você cair, levante-se imediatamente, peça perdão a Deus, de imediato, e retome o propósito de não pecar. Não fique pisando na sua alma nem se condenando.

Diga: “Está bem, eu errei, eu caí. Aceito a minha queda humildemente, porque sou fraco; vou conseguir com a ajuda de Deus superar isso. Vou continuar lutando até me libertar definitivamente, mesmo que eu caia um milhão de vezes. Não desistirei nem me desesperarei”.

Deus ama a nossa luta contra o pecado. Nossa vitória diante dele é mais a nossa perseverança na luta do que propriamente a vitória completa.

5. Alimente a sua alma com a oração, a Palavra de Deus e os sacramentos da Igreja.

Há um ditado que diz: “Mosca não assenta em prato quente”.

Se você mantiver a sua alma aquecida com o calor do Espírito Santo, as moscas da tentação não o perturbarão. Mas se o prato esfriar…

Após uma queda no campo do sexo, sempre fica claro que faltou vigilância e oração para não pecar. Muitas vezes, abusamos da nossa fraqueza, expomo-nos diante do perigo e caímos.

Há um outro provérbio que diz: “A ocasião faz o ladrão”. Ou ainda: “Quem ama o perigo nele perecerá”.

Na verdade, teremos de pedir mais perdão a Deus por não vigiarmos nem orarmos, do que por termos caído no pecado propriamente.

O transatlântico e as gaivotas

Um grande transatlântico deixava, um dia, o porto de partida e, como todos os outros navios, era escoltado por uma nuvem de gaivotas prateadas. Depois de meia hora, o tempo ficou ameaçador e um vento violento soprava ondas imensas. Esboçava-se no céu uma tempestade tremenda. O possante navio, mesmo com os seus potentes motores, seguia com dificuldade.

– Pobres avezinhas!, dizia um viajante que olhava as gaivotas.

– Como podeis vós, com vossas asas fracas, lutar contra este tufão?

De repente, aquele homem, que tão compadecido estava das aves, ficou atônito. É que as pequeninas gaivotas, estendendo as asas que Deus lhes deu, abandonaram o navio na tempestade e passaram a voar numa região mais alta e serena no céu, onde havia bonança.

No mar, o grande transatlântico continuava a gemer.

Pelas asas poderosas da oração e da graça de Deus, o homem se eleva acima das tempestades da vida e pode voar placidamente acima das paixões deste mundo.

(Extraído do livro “Jovem, levanta-te!”)

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.