Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Descoberto o poder das redes sociais – que tiveram participação clara nas eleições de Donad Trump, Jair Bolsonaro e outros governantes sem tanta visibilidade entre nós – parece que a mídia tradicional, incomodada, é levada a reagir e, pela massificação, tentar impor suas verdades e posições. É um fenômeno que ganha volume e causa preocupação. Para as redes sociais, o mundo inteiro ainda busca uma regulação equilibrada, que parece estar longe de ser conseguida. De outro lado, a mídia estabelecida luta para manter seu papel - que durante décadas a colocou com toda razão na condição de “quarto poder” - mas tem dificuldades para atingir seu grau de eficiência e rentabilidade. Principalmente porque, em certos momentos, chega a refletir vícios adquiridos nas três décadas de governos voltados à esquerda, sendo acusada de abrigar ativistas no lugar de profissionais.

Como resultado, membros dos três poderes são frequentemente citados como maus exemplos. E, sem a oportunidade de se defender ou, por comodidade, o fazem pelas redes sociais, que acabam repercutidas na mídia geral e ganham força maior do que se a justificativa fosse produzida como contraponto às citações pelos próprios jornais, revistas, rádios, TVs e produtoras de conteúdo. Entramos no perigoso cenário em que o veículo de comunicação – justa ou injustamente – se afasta da neutralidade e passa a integrar a contenda. Com isso, perdem todos. Os citados que se transformam em alvos, a mídia levada a “ter lado” nas discussões, e a população que se sente privada de informação isenta.

A maioria dos veículos de comunicação – notadamente os jornais – nasceu vinculada a correntes políticas. Isso ainda ocorre em alguns países e nada tem de anormal, pois tem o  conhecimento do leitor. No Brasil, com o passar do tempo e as mudanças político-sociais, optou pela neutralidade e imparcialidade, que até hoje figuram como bandeiras da comunicação, mesmo sofrendo veladas contestações. A radicalização atual conduz à necessidade de nova definição da verdadeira função da mídia;.se continua com o viés de defesa dos interesses da comunidade ou assume  vinculação a grupos políticos, ideológicos ou sociais. É um momento crítico, que exige muita reflexão, equilíbrio e, até, algum senso de futurologia.

Embora estudos demonstrem a preferência do leitor, ouvinte ou telespectador por notícias ruins, também existem teses afirmando que a informação negativa potencializa o mau humor e torna negativo o dia do cliente. O Brasil de hoje carece de maior compromisso de todos com o coletivo e força para sair da crise. Potencializar a notícia ruim prejudica o conjunto da sociedade. Governantes, parlamentares, autoridades judiciais, empresariado, lideranças sociais e a mídia estabelecida precisam encontrar o ponto de equilíbrio, agindo pela paz e nunca pela guerra. E os usuários das redes sociais devem se abster de utilizar esses canais para a desconstrução política e social, sob pena de eles próprios figurarem como vítimas...

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo) - aspomilpm@terra.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.